Greasemonkey é uma das extensões mais populares para o Firefox. Ela possibilita a execução de pequenos códigos Java Script.
Scripts são muito interessantes, pois deixam qualquer site com a cara e a funcionalidade que você quiser. Atualmente, são milhares deles são criados por usuários e disponibilizados em diferentes sites. E o melhor é que não precisa ter nenhum conhecimento de programação para usá-los.
Nossos vídeos em destaque
A versão mais recente do Google Chrome suporta os scripts do Greasemonkey e trabalha com eles como se cada um fosse uma extensão. Logo, não é necessário baixar uma somente para gerenciá-los, como é necessário no Firefox.
Outra possibilidade interessante para programadores é que o Chrome também instala scripts através do código de texto. Confira neste tutorial como é fácil usá-los no Google Chrome.
Pré-requisitos
- Script do Greasemonkey (pode ser encontrado em usercripts.org ou userstyles.org)
Faça você mesmo
O primeiro passo é localizar um script para você. Duas boas fontes são os sites userscripts.org e userstyles.org. Cada script tem uma página com descrição e link para instalação. Neste tutorial, vamos usar a extensão “Gmail Professional Skin”, que adiciona vários detalhes profissionais à visualização do email da Google.
)
Após clicar em “Install”, confirme o download em “Continuar”. Na janela pop-up que aparece, você é notificado sobre todos os dados que o script precisa acessar. Confirme a instalação clicando em “Instalar”.
)
No canto superior direito, uma pequena notificação confirma que a extensão foi instalada corretamente. Então você já pode acessar a página referente ao script para conferir as novidades.
Scripts mais antigos podem não funcionar em páginas recentemente atualizadas, portanto acompanhe as atualizações dos seus scripts favoritos.
)
Instalação manual
Se você cria seus próprios scripts ou tem o código escrito de um, também é possível instalá-lo sem problemas. Cole o código em um editor de textos (como o Bloco de Notas) e salve o arquivo com a extensão “user.js” (sem as aspas).
Arraste o arquivo para a janela do navegador e comece a instalação, que segue exatamente os mesmos passos já descritos neste tutorial.
Gerenciamento
Como cada script é tratado como uma extensão do Chrome, então basta acessar o gerenciador de extensões para configurar ou remover o que você não deseja mais. Clique no botão “Personalizar e controlar o Google Chrome” (a chavinha de fenda ao lado da barra de endereços). No menu que se abre, clique em “Extensões”.
)
Você verá a lista com as extensões instaladas, incluindo os scripts. Nem todos têm opções de configuração, mas todos contam com botões para desativar e desinstalar. Assim como a instalação, a desinstalação também requer confirmação.

)
)
)
)
)
)