Quem é o líder? (Fonte da imagem: Reprodução/Rswebsols)
“Qual é o navegador mais popular do planeta?”, perguntou o leitor do Tecmundo. A resposta é: depende do método utilizado pela pesquisa. Considerando apenas usuários únicos, o Internet Explorer reina; mas, se analisarmos os page views, o trono fica com o Chrome.
Tecnologia, negócios e comportamento sob um olhar crítico.
Assine já o The BRIEF, a newsletter diária que te deixa por dentro de tudo
De acordo com o Net Applications, que analisou dados de 160 milhões de usuários únicos, a guerra dos navegadores sofreu uma reviravolta em 2013. O Internet Explorer, que vinha perdendo participação no mercado de forma acentuada, não só estancou sua queda como também voltou a crescer: no mês de novembro, o salto foi de 0,14% – o maior aumento entre todos os browsers.
Firefox e Opera em queda
A alteração é pequena, mas, quando comparada à de outros navegadores, revela-se satisfatória. O IE passou de 58,22% para 58,36% de participação no mercado. Já o Chrome cresceu menos: 0,02% (de 15,42% para 15,44%); O Safari, por sua vez, ganhou 0,06% (chegando a 5,90%). E, ao contrário dos demais, Firefox e Opera perderam participação, caindo 0,16% (de 18,70% para 18,54%) e 0,03% (1,39%), respectivamente.
Considerando estes dados, o crescimento do Internet Explorer revela-se um recorde para o ano. O navegador passou dos 55% pela primeira vez em janeiro e tem mostrado constantemente que não vai perder a coroa tão cedo, chegando cada vez mais perto de 60% de participação de mercado.
Internet Explorer 8 e Chrome
Se levarmos em conta apenas as versões de cada navegador, podemos notar que o Internet Explorer 8 é o browser mais popular do mundo, com 21,74%. Entretanto, de acordo com a StatCounter – que analisa os page views – o navegador mais popular é o Chrome.
A empresa de monitoramento analisou 15 bilhões de page views para constatar que o Chrome lidera com 41,87% de participação no mercado. O IE fica com o segundo lugar, com 27,31%, seguido pelo Firefox, com 18,15%, Safari, com 8,5%, e o Opera, com 1,18%.
Fontes
Categorias