A Google anunciou oficialmente a abertura de código-fonte do Chrome para iOS. O aplicativo era desenvolvido separadamente, com a linguagem de programação fechada, e não acompanhava suas versões de outras plataformas. Essa restrição ocorria devido ao motor de renderização do navegador: o app era obrigatoriamente construído usando o WebKit, que é uma ferramenta exclusiva da Apple e possui fonte proprietária.
As outras versões do browser são desenvolvidas em cima do Blink, motor do próprio Google. Tudo isso impulsionado pelo projeto Chromium — comunidade de código aberto para melhoria contínua do software. Para tornar a vida dos desenvolvedores mais fácil, o ritmo de desenvolvimento da versão para iOS era feito separadamente das suas contrapartes.
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Google Chrome para iPhones e iPads avançando com mais rapidez
De acordo com o blog oficial , foram criadas modificações na programação-base do Chrome para que ele suportasse o WebKit, sem necessidade de utilizar parte da linguagem fechada. Com a chegada dessa mudança, agora é possível alinhar o ritmo de desenvolvimento e atualizações para todas as plataformas no mercado.
A notícia é ótima para a comunidade de desenvolvedores e entusiastas, mas na prática essa mudança não afeta diretamente o cotidiano da maioria dos usuários. De qualquer forma, a informação é muito bem-vinda, pois o mercado open source tem como focos melhoria constante, democratização das ferramentas e compartilhamento da informação. No final das contas, todo mundo tem a ganhar.
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