(Fonte da imagem: Reprodução/CNET)
A Google liberou na última segunda-feira (6) uma nova versão do aplicativo do Gmail para o sistema operacional iOS. A principal diferença da atualização em realização às suas encarnações anteriores é o fato de que, ao clicar em um link, você será redirecionado automaticamente a outros aplicativos criados pela companhia — contanto que eles estejam instalados, é claro.
Tecnologia, negócios e comportamento sob um olhar crítico.
Assine já o The BRIEF, a newsletter diária que te deixa por dentro de tudo
Assim, páginas da internet vão ser acessadas pelo Chrome, enquanto vídeos do YouTube são abertos pelo software correspondente. O que surpreende é o fato de que normalmente isso não é algo possível quando se trata da plataforma da Apple, que por padrão sempre dá prioridade aos serviços desenvolvidos pela empresa de Cupertino.
Mudança com grande impacto futuro
Até o momento, a Google não revelou quais foram as soluções encontradas por ela para passar por cima dos obstáculos impostos pela criadora do iOS. Caso o método se torne público, não deve demorar muito tempo até que outras empresas passem a incorporá-lo em seus aplicativos — algo que deve mudar bastante o comportamento da plataforma.
Outra novidade do software é a inclusão da possibilidade de usar múltiplas contas de email em um único aparelho. Assim, se torna desnecessário realizar o logoff de uma conta para poder conferir as mensagens recebidas em outro endereço eletrônico.
Fontes