A quantidade de artigos postados no Baixaki sobre esta encrenca não é pouca e por um bom motivo: os spammers estão intensificando seus ataques cada vez mais e o número de pessoas que têm sido vítimas dessa armadilha também aumenta.
A essa altura, caso você acompanhe nossos artigos, provavelmente deve estar familiarizado com o termo spam, as maneiras como ele se manifesta e algumas dicas de prevenção. Porém, em algum momento, você já se questionou por que recebe tanto lixo eletrônico? Quais são os meios utilizados pelos spammers para obter o seu e-mail?
• Programas maliciosos
Alguns desenvolvedores de softwares mal intencionados possuem um vínculo com spammers, o que significa perigo em dobro. O programa malicioso se infiltra no seu computador atrás de informações, como o endereço de e-mail. Então, ele recolhe e repassa os dados para o spammer.
• Harvesting
O termo é originado da palavra inglesa “harvest” (colheita), ou seja, harvesting é uma coleta de e-mails feita pelos spammers. A técnica consiste em buscar diversos endereços de e-mail em páginas da Internet, fóruns, blogs, listas de grupos de discussão, etc.
• Ataques de dicionário
Na linguagem da criptoanálise, o ataque de dicionário é usado para decifrar um mecanismo de autenticação através de uma senha, que é encontrada a partir de palavras conhecidas. Traduzindo para o nosso vocabulário: você testa várias palavras e descobre quais geram e-mails que realmente existem.
Como os endereços são formados aleatoriamente, não há garantia de que eles sejam válidos. Por esta razão, os spammers mandam uma mensagem simples e que não será identificada como spam do servidor. Caso o e-mail chegue ao destinatário, o endereço é confirmado como existente e o spam recebe seu “sinal verde” para se espalhar por aí.
• Banco de dados
Outra forma de obtenção é através de um banco de dados com uma variedade de e-mails, sendo ele comprado ou não. Só que há um grande “porém” nessa questão, pois spam se refere a qualquer tipo de mensagem não solicitada. Vamos usar a seguinte situação de exemplo:
Você abriu seu próprio negócio e pretende fazer a divulgação por e-mail. Se for usar a lista de contatos de outra empresa ou coletar endereços que viu em jornais, revistas e sites para enviar sua propaganda, estará agindo como um spammer. Afinal, você não teve o consentimento daquelas pessoas para encaminhar o e-mail.
Não caia em armadilhas, proteja-se!
Você está informada sobre como seu e-mail é localizado por spammers, agora é preciso saber as medidas para evitar que essa situação aconteça. Como mencionado no começo, há uma seleção de artigos no Baixaki, contendo várias dicas fundamentais de proteção e programas específicos que podem auxiliar você nessa tarefa. Informe-se!
• O que é SPAM?
• Spam, phishing e outras fraudes? Aprenda a se livrar destes perigos!
• O submundo do SPAM está aumentando. Defenda-se!
• Saiba como se proteger os Spams.
• Dicas quentes para enviar e receber e-mails com segurança.
• Dicas para descobrir se um site é confiável.