Na quarta-feira (30 de novembro), publicamos uma matéria mostrando que um novo malware chamado Gooligan estava afetando pelo menos um milhão de smartphones Android. Quando o Gooligan está ativado, ele abre brechas para o controle remoto dos smartphones — além de comprometer o token de segurança da Google e permitindo o acesso a qualquer serviço da empresa.
Apesar dessa aparência assustadora, até o momento o Gooligan parece ter uma razão "menos ladra e mais enganadora". Ao que parece, os criadores da ameaça não estariam usando a ferramenta para roubar dados, mas sim para instalar apps legítimos e fazer classificações de cinco estrelas neles — para que subam no ranking da Play Store.
Como saber se meu aparelho foi afetado?
Se você quiser saber se a sua conta foi afetada pela brecha do Gooligan, você precisa apenas utilizar uma ferramenta bem simples. Trata-se do Gooligan Checker, que foi publicado pela empresa de segurança Check Point. Tudo o que você precisa fazer é acessar este link, inserir seu email no campo indicado e clicar em "Check" — talvez seja necessário marcar a caixa "Não sou um robô".
Em instantes, a ferramenta dá um feedback mostrando se a conta foi afetada ou não. Esperamos que a sua esteja perfeitamente sadia!
Fontes