Imagem de Galaxy S4: como fazer root em seu smartphone no site TecMundo
Acessar a raiz do sistema Android é tema recorrente quando se pensa em personalização de smartphones que contam com o OS da Google. Esse assunto, inclusive, já foi tratado por aqui diversas vezes, lembra-se? E que tal rootear, agora, o novo lançamento da Samsung? Confira este tutorial e “desbloqueie” o seu Galaxy S4 através de um procedimento bastante simples.
Atenção: todas as nossas dicas acerca de recursos que alteram, de alguma forma, o sistema operacional de determinados dispositivos carregam consigo um alerta. Isto é, mesmo contando com níveis altos de sucesso, o root do Galaxy S4 pode eventualmente danificar o aparelho.
Portanto, antes de realizar o desbloqueio do seu smartphone, procure informar-se ao máximo sobre as vantagens e desvantagens de rootear o seu mobile. Aliás, que tal conferir uma análise completa, com direito a texto e vídeo, do Samsung Galaxy S4 clicando aqui antes de tomar qualquer decisão precipitada?
Decidiu-se?! Pois saiba então que, para que possamos iniciar o processo, é importante salientar também que existem mais maneiras de acessar a raiz do Galaxy S4. Uma delas se dá de forma bastante semelhante ao processo aplicado ao Galaxy S3, uma vez que o software Odin é utilizado como meio de instalação dos arquivos necessários ao root.
Contudo, conforme relatado por alguns usuários do site Makeuseof, o uso do Odin pode gerar certos problemas em seu smartphone (como dificuldade de reinicialização do aparelho). Isso se deve à atual instabilidade do software frente ao Galaxy de quarta geração da Samsung. Dessa forma, decidimos usar o método fornecido pelo desenvolvedor djrbliss, membro do fórum XDA Developers.
Precauções
Importante: O root para o Samsung Galaxy S4 criado por djrbliss destina-se também às variações do mobile AT&T, Sprint e T-Mobile; o método descrito abaixo refere-se, entretanto, ao aparelho Galaxy S4 GT-i9505. Mas, durante as nossas pesquisas, relatos de usuários do modelo GT-i9500 afirmaram ter obtido sucesso ao rootear os seus aparelhos.
E outra vez atenção: se você executou a última atualização do sistema (que conta com o número da versão final com MDM), o método descrito a seguir pode falhar.
Portanto, mais uma vez: antes de rootear de fato o seu aparelho, esteja seguro de realizar tal ação ciente de que este processo pode, eventualmente, danificar o seu smartphone. Ademais, destravar o Android pode significar violação aos termos de garantia da Samsung – acarretando assim dificuldades na hora de solicitar, por exemplo, qualquer tipo de manutenção ao Galaxy S4.
Iniciando o processo
Depois de lidas as recomendações listadas acima, e ciente de que este processo pode falhar durante a sua execução, os seguintes itens deverão estar à sua disposição para que o root seja feito:
- Motochopper (clique aqui para baixar): pacote de arquivos necessários ao root;
- PC ou notebook Windows (preferencialmente); e
- Aparelho Galaxy S4 e cabo USB.
Com todos os itens necessários ao processo ao alcance de suas mãos, faça o download da extensão Motochopper e extraia os arquivos (que serão baixados em formato ZIP) para qualquer local em seu computador. Siga então para o passo seguinte.
Nota: se você está usando um Linux ou um OS X, extraia os mesmos dados mas execute a extensão “run.sh”.
Ative as “Opções de desenvolvedores”
No seu Galaxy S4, vá até a opção “Sobre o dispositivo” e pressione-a durante sete vezes (dê repetidos toques na tela, somente assim as “Opções de desenvolvedores” vão aparecer).
Você vai notar, em “Mais”, que um tipo de chave esverdeada vai aparecer ao lado da aba “Opções do desenvolvedor” – ativada apenas depois de dados os sete toques sobre o botão “Sobre o dispositivo”. Selecione, na tela do seu mobile, a opção “Depuração USB” e clique em “OK”.
Essa ação vai permitir que a cópia de dados entre o seu computador e o Galaxy S4 seja feita – por isso é preciso apertar de forma insistente o botão “Sobre o dispositivo”, uma vez que as “Opções de desenvolvedores” destinam-se à programação do sistema operacional.
Instalando os arquivos
Uma vez permitida a depuração de dados via USB, conecte o seu smartphone à sua máquina Windows (de preferência). Aguarde alguns minutos até que a instalação de todos os drivers seja concluída e acesse, em seguida, o local onde os arquivos de Motochopper foram extraídos.
Clique então sobre a extensão “run.bat” e não se assuste: uma tela escura como a mostrada pela imagem abaixo deverá aparecer. Fique atento ao seu Galaxy S4 e aguarde uma mensagem de permissão de instalação de dados aparecer. Aperte, em seu mobile, “OK” e espere mais alguns instantes.
Em seu computador, pressione qualquer tecla para dar continuidade ao processo; em seu smartphone, autorize novamente a depuração de dados via USB, pois outra etapa de instalação dos arquivos vai ser iniciada.
Para finalizar o processo, aperte a tecla “Enter” após ler, na tela escura aberta pela execução do arquivo “run.bat”, a seguinte mensagem: “Press enter to reboot and exit”. O seu Galaxy S4 deverá ser reiniciado automaticamente e, se nenhum problema ocorreu durante a instalação dos arquivos, você terá à sua disposição o último smartphone da Samsung rooteado.
....
O processo de root descrito acima se baseia, conforme já mencionado, no método criado pelo desenvolvedor djrbliss (sujeito responsável por disponibilizar, de tempos em tempos, extensões “alternativas” a smartphones diversos). É possível rootear o Galaxy S4 por meio do software Odin – todavia, devido à atual falta de estabilidade desse programa face ao último smartphone da Samsung, decidimos especificar o método de acesso à raiz do Android via o pacote de arquivos Motochopper.