Em uma cerimônia organizada pela FIFA hoje, o brasileiro Wendell Lira foi laureado com o prêmio Puskás de gol mais bonito de 2015 no mundo. Com 46,7% dos votos populares, Lira desbancou Lionel Messi (33,3%) e Alessandro Florenzi (7,1%), o que foi encarado como uma surpresa para os espectadores. Contudo, muitos internautas já esperavam o resultado.
Houve uma espécie de campanha na web incentivando pessoas a votarem no gol do brasileiro (que foi muito bonito), e alguns sites chegaram até a ensinar alguns “truques HUE HUE BR” para burlar o sistema e votar mais de uma vez. Em anos anteriores, a escolha final desse e de outros prêmios era feita por especialistas, mas agora depende totalmente dos fãs de futebol pelo mundo.
CONSEGUIMOS AJUDAR O WENDELL LIRA A GANHAR O PRÊMIO PUSKAS CARA, EU ESTOU EMOCIONADO DE VERDADE!
— Kagawa mlk (@futmusica) 11 janeiro 2016
Claro que não há qualquer comprovação de que isso realmente influenciou o resultado final, mas Lira certamente mereceu a sua nomeação para ficar entre os três melhores gols e também ser premiado no fim das contas. Assista ao gol que o meia-atacante fez pelo Goianésia contra o Atlético-GO pelo campeonato Goiano de 2015.
No Twitter, alguns usuários relembram a suposta zueira que foi a campanha para Lira nas redes sociais, mas também comentam sobre a trajetória do jogador que conseguiu um dos maiores prêmios do futebol mesmo em um clube com pouca expressão nacional.
Não custa relembrar por que o prêmio de Wendell Lira vale mais do que a beleza do gol ou a zoeira https://t.co/Cs8AUEnXiC
— Trivela (@trivela) 11 janeiro 2016
Como pode ser melhor do mundo e não vencer o Wendell Lira? Kkkkk pic.twitter.com/3Nzem6gSaA
— ¦©® Saulo Cordeiro¦ (@SaulloCordeiro) 11 janeiro 2016
Lá na Suíça já tinha uma fila de mães dos filhos do Wendell Lira
— 3 de acréscimo (@tresdeacrescimo) 11 janeiro 2016
Ja temos os dois primeiros eliminados do BBB 16 #WendellLira pic.twitter.com/wcnd0y3YFT
— Wendell Lira (@LiraMilGrau) 11 janeiro 2016
"Pela primeira vez, o gol mais bonito do ano não vem da elite do futebol mundial. Apoiado por uma forte campanha... https://t.co/OHBDj2P1b1
— Taça das Favelas (@TacadasFavelas) 11 janeiro 2016
Será que os internautas venceram a FIFA e ajudaram Wendell Lira a vencer o prêmio Puskás? Comente no Fórum do TecMundo
Fontes