(Fonte da imagem: Divulgação/Adidas)
Se você não passou a última década hibernando em uma caverna, provavelmente já sabe a esta altura do campeonato — com perdão do trocadilho — que a Copa do Mundo, maior evento mundial de futebol, acontece este ano aqui, em nosso país. Sendo assim, nada mais adequado que o nome dado à nova criação da Adidas, patrocinadora da FIFA e fabricante oficial das bolas usadas nas Copas desde 1970, seja “Brazuca”.
A novidade é que a pelota, característica pelos seus seis painéis em formato de bumerangue, parece ter ganhado uma versão inusitada nas mãos de sua fabricante. A Adidas resolveu fazer uma experiência e customizou uma das bolas, inserindo seis câmeras ao seu redor para captar uma perspectiva de 360° e fazendo da Brazuca... Uma ”Brazucam”.
A campanha promocional está diretamente conectada ao perfil oficial do Twitter da bola, no qual há fotos dela ao redor do mundo com vários atletas e famosos. Segundo o vídeo, essa versão filmadora foi feita para captar a visão da bola em um jogos de futebol e nos lugares onde ela estiver viajando durantes os meses que antecedem a competição — provavelmente um conceito semelhante ao da visão panorâmica de 360° oferecida pela Panono.
Mas é importante avisar que dificilmente a Brazucam será usada em algum jogo oficial da Copa, limitando sua utilização a documentários e produção de filmagens usadas em material promocional do evento enquanto ela é chutada por aí. O lado bom é que aqueles que não puderem assistir a nenhum dos jogos nos estádios poderão pelo menos ver mais tarde, em primeira pessoa, como é a sensação de ser a bola da vez.
Fontes