O Ibope revelou nesta semana o ranking digital dos clubes brasileiros de futebol relativo à primeira metade do mês de janeiro. Os times foram listados de acordo com número somado de seguidores em quatro plataformas de redes sociais: Facebook, Twitter, Instagram e YouTube.
A Chapecoense pulou da 24ª colocação para a 7ª devido ao apoio massivo recebido após o acidente aéreo que o time sofreu na Colômbia
O resultado é um reflexo do número de torcedores de cada clube, com apenas algumas diferenças pontuais que acabam levando em conta e retratando também a distribuição do acesso a serviços de internet no país inteiro.
Por exemplo: o Corinthians lidera o ranking com o maior número absoluto de seguidores nas redes sociais, um pouco à frente do Flamengo, mesmo com o time carioca possuindo uma torcida mais numerosa. Isso se deve ao fato de a popularidade do clube ser maior nas regiões Norte e Nordeste, áreas com deficiências no acesso à internet.
Foram listadas 40 equipes entre as Séries A, B e C do Campeonato Brasileiro. Algumas curiosidades são dignas de nota:
- O Flamengo lidera o ranking no Instagram;
- O Palmeiras, apesar de aparecer em 4º ligar, lidera em número de seguidores no canal do YouTube;
- A Chapecoense pulou da 24ª colocação para a 7ª devido ao apoio massivo recebido após o acidente aéreo que o time sofreu na Colômbia;
- O time mais bem colocado de fora da Série A é o Internacional, na 11ª posição;
- O time mais bem colocado da Série C é o Fortaleza, na 22ª posição.
Confira a lista completa com o ranking digital dos clubes brasileiros de futebol em janeiro de 2017:
Fontes
Categorias