Utilizar o browser Mozilla Firefox para acessar diferentes sites pela internet é algo realmente simples, afinal de contas você precisa apenas abrir o programa e digitar os endereços desejados. No entanto, o software não mostra para você todo o trabalho que ele tem para que a sua navegação seja concluída sem problemas.
Caso você esteja curioso para obter mais detalhes, como a quantidade de dados consumidos na rede e a lista de requisições HTTP, saiba que o Firefox conta com duas ferramentas que devem ser bem úteis. Com elas, você vai ter um controle maior do seu navegador, tendo a possibilidade de interromper ações danosas — algo que pode resultar até mesmo em economia no seu plano de internet, por exemplo.
Tecnologia, negócios e comportamento sob um olhar crítico.
Assine já o The BRIEF, a newsletter diária que te deixa por dentro de tudo
Abaixo, você pode conferir uma explicação mais detalhada dos recursos em questão, com os passos que você deve seguir para acessá-los, o tipo de informação que elas disponibilizam e até mesmo a utilidade de cada uma delas.
Pré-requisito
É aconselhável que você tenha a versão mais atualizada do Firefox no seu computador. Uma das maneiras de obter este programa é clicando aqui para realizar o download e ler a análise feita pelo site Baixaki.
Vendo o que você acessa
O primeiro recurso a ser apresentado é o monitoramento de navegação voltado para desenvolvedores web. Para acessá-lo, é necessário abrir o navegador e utilizar o atalho “Ctrl+Shift+Q”. Outra maneira é clicando em “Ferramentas”, depois “Desenvolvedor web” e, por fim, “Rede”.
Com isso feito, diferentes informações vão aparecer no rodapé da sua janela sempre que um site for acessado. É possível conferir os arquivos que tiveram que ser carregados, a origem deles e também o tempo que tudo isso levou para acontecer. Sendo assim, você entende melhor o motivo de uma página demorar para ser aberta, por exemplo — algo bastante útil para desenvolvedores.
Clicando em cada um desses processos, você vê as requisições feitas por eles, como o acesso aos seus cookies. Isso ajuda você a escapar de sites maliciosos que estão investigando as suas ações mais do que deveriam. Além de tudo isso, o tamanho dos arquivos informa a você quais sites estão consumindo mais dados da sua rede.
Seguindo seus próprios passos
A segunda ferramenta é acessada quando você digita o termo “about:networking” (sem as aspas) na Barra de Endereços do Firefox. Assim que você fizer isso, uma página web vai aparecer informando todos os sites que você acessou, o DNS e endereço delas, assim como as portas que foram utilizadas para que isso pudesse acontecer.
Outra característica realmente útil é que essa lista mostra se as páginas em questão realmente têm suporte para os protocolos SPDY e SSL. Com tudo isso, você é capaz de verificar se os sites acessados por você são realmente seguros para transações financeiras, por exemplo.
....
Caso você saiba outras maneiras de monitorar o consumo de dados da sua rede, compartilhe o seu conhecimento em nossa área de comentários.
Categorias