(Fonte da imagem: PCAuthority)
Desenvolvedores da Mozilla estão planejando criar uma versão completamente remodelada do Firefox para ser usada na interface Metro do novo Windows 8. A empresa é a primeira a se comprometer a fazer um navegador voltado para essa versão e que deve concorrer diretamente com o Internet Explorer 10.
Tecnologia, negócios e comportamento sob um olhar crítico.
Assine já o The BRIEF, a newsletter diária que te deixa por dentro de tudo
A interface Metro é uma das principais características do novo Windows. Nas versão x86 e x64, o sistema operacional será capaz de rodar tanto aplicativos Metro quanto os tradicionais. Contudo, o WOA (Windows on ARM) só dará suporte a aplicações feitas estritamente para a nova interface.
O Metro Firefox vai ser um novo navegador baseado em interações por toque, tanto com suporte à tela cheia quanto à tela parcial, e com a atualização em tempo real da miniatura da página, para que as pessoas possam ver as atualizações diretamente na tela inicial. A versão Alpha deverá entrar em testes a partir de julho deste ano.
No momento, o Firefox responde por aproximadamente 20% do mercado de navegadores, mas está perdendo cada vez mais espaço devido aos avanços do Google Chrome. Aliás, o navegador da Google também deverá possuir uma versão Metro, mas ainda não foi feito nenhum anúncio oficial.