A presidente do conselho de direção da Fundação Mozilla, Mitchell Baker, não esconde que é fã da Google e de vários dos produtos desenvolvidos pela gigante — menos do Android.
Em entrevista ao jornal Folha de S. Paulo, Baker afirma que o sistema operacional móvel "é uma tecnologia velha, ao menos para o mundo móvel". De acordo com a executiva, o Android possui "uma enorme camada inútil de software (...) por causa do passado" e compara isso a uma pessoa carregando várias malas que impedem a própria movimentação.
Tecnologia, negócios e comportamento sob um olhar crítico.
Assine já o The BRIEF, a newsletter diária que te deixa por dentro de tudo
Outro problema seria a impossibilidade de rodar as versões mais modernas do Android em aparelhos antigos ou de entrada, fazendo com que o consumidor fique restrito a uma atualização antiga e de menor desempenho. Também não faltam críticas ao monopólio de mercado antes realizado pela Microsoft e agora pela Google, tanto em navegadores quanto sistemas operacionais — antes o Internet Explorer e o Windows, agora o Chrome e o Android.
Vendendo o peixe
Baker aproveitou para mostrar o produto da própria companhia: o Firefox OS. O público-alvo por enquanto é o consumidor que está em busca do primeiro smartphone e deseja encontrar um sistema operacional "lindo e elegante".
A executiva afirma que o objetivo do Firefox OS é diferente e só um trecho do código do Android foi disponibilizado para uso, fazendo com que a empresa não fique presa à gigante por algum motivo.
Categorias