(Fonte da imagem: CNET)
O começo tímido e bastante contestado do Firefox OS, o sistema operacional portátil e open source da Mozilla, parece estar ficando para trás. Pelo menos é isso o que a companhia espera ao apresentar um combo de novidades que devem chegar nos próximos meses ao SO.
Tecnologia, negócios e comportamento sob um olhar crítico.
Assine já o The BRIEF, a newsletter diária que te deixa por dentro de tudo
Uma das surpresas é que o Firefox OS deve fazer sua estreia no mundo dos tablets. Uma das grandes parceiras da Mozilla no projeto, a Alcatel anunciou o Fire 7, tablet de sete polegadas, anunciado como um “conceito” —ou seja, não se sabe ao certo se ele realmente vai chegar a ser comercializado.
Novos smartphones
As principais novidades apresentadas durante a MWC 2014 são os três novos smartphones da linha Fire, todos produzidos pela Alcatel: C, E e S. O Fire C será mais um aparelho de entrada com Firefox OS, com tela de HVGA TFT de 3,5 polegadas (resolução de 320x480 pixels) e processador dual-core de 1,2 GHz.
Um pouco superior, o Fire E contará com tela qHD de 4,5 polegadas (540x960 pixels), processador de 1,2 GHz e 512 MB de memória RAM. Com memória expansível via cartão microSD, o espaço para armazenamento interno deste aparelho será de 4 GB.
O último anúncio da Mozilla para o Firefox OS foi o Fire S, com recursos que o qualificam como um aparelho intermediário. Tela qHD de 4,5 polegadas e processador quad-core de 1,2 GHz são os principais destaques. Além disso, o S deve ter suporte para rede 4G LTE, câmera traseira de 8 megapixels e frontal de 2 megapixels.
Novos mercados e parcerias
Dando sequência à sua política de expansão, a Mozilla reafirma parcerias com a Telefônica e com a Deutsche Telekom. Com a primeira, que é a dona da Vivo no Brasil, o Firefox OS chegará a novos mercados latino-americanos, mais especificamente em Argentina, Costa Rica, Equador, El Salvador, Guatemala, Nicarágua e Panamá.
Com a alemã Deutsche Telekom, o Firefox OS deve aterrissar em mercados europeus, como Alemanha, Croácia, Macedônia, Montenegro e República Tcheca. Em relação à produção de novos aparelhos com o sistema operacional, a Mozilla anunciou ainda que mais fabricantes estarão trabalhando para trazer novos dispositivos ao mercado, como LG, Huawei e ZTE.
Interface renovada
Outra surpresa apresentada pela companhia da raposa durante o congresso em Barcelona foi a nova interface do Firefox OS. Segundo o CNET, o sistema conta com muitas novidades no que toca o seu visual, como o sistema de notificações, navegação entre apps e busca.
“Com o novo modelo, estamos realmente simplificando e fazendo o que nós pensamos ser a mais moderna e atualizada experiência de navegação”, afirma Josh Carpenter, da equipe de experiência de usuário do Firefox OS. O foco central da navegação passaria a ser deslizar as beiradas das telas, tal qual acontece no Windows 8 e nos protótipos do Ubuntu Touch.
Fontes
Categorias