O fim lento e gradual do plugin Flash acaba de ganhar mais um capítulo. A partir de agora, o Facebook passa a usar HTML5 para todos os vídeos reproduzidos na rede social.
A mudança já foi padronizada e vale para todos os navegadores. Segundo o próprio Facebook, ela garante que a empresa continue inovando rapidamente e em escala, algo natural para uma empresa complexa e imensa como a da rede social.
Tecnologia, negócios e comportamento sob um olhar crítico.
Assine já o The BRIEF, a newsletter diária que te deixa por dentro de tudo
Quem usa um PC mais moderno, com um sistema operacional atualizado e navegadores populares também em última versão, provavelmente já estava visualizando clipes em HTML5 e nem sabia. Agora, com bugs devidamente corrigidos, foi possível expandir para mais versões e lançar a versão final da tecnologia.
Para justificar a mudança, uma postagem no blog de programação do Facebook explica que o HTML5 garante velocidade de desenvolvimento, melhor uso da infraestrutura de testes e acessibilidade. Ainda de acordo com a publicação, desafios como baixo desempenho em navegadores antigos e maior tempo de recarga da página do Facebook já estão em análise para serem vencidos pela equipe.
Fontes
Categorias