Lembra-se de quando a Google trouxe seu novo sistema de notificações do Chrome para as plataformas Android e PC? É provável também que se lembre do fato de que ela não era para qualquer um, estando limitada apenas a alguns sites com permissão expressa da gigante, para evitar possíveis abusos.
O problema é que, mesmo com essa permissão, alguns dos maiores portais do mundo passaram por alguns problemas na tarefa de tornar isso realidade. Esse foi o caso do Facebook: enquanto outras companhias, como eBay e Vice News, já disponibilizaram suas notificações push há tempos, só agora a rede social de Mark Zuckerberg veio a oferecer suporte à ferramenta para o Android, através de sua página em versão mobile – e isso depois de vários meses em um trabalho conjunto com a Google para fazer o sistema funcionar.
Tecnologia, negócios e comportamento sob um olhar crítico.
Assine já o The BRIEF, a newsletter diária que te deixa por dentro de tudo
E o que isso quer dizer para você, caro leitor? Basicamente, a partir de agora, quem acessar o Facebook através da página m.facebook.com terá a oportunidade de ativar as notificações push da próxima vez que entrar na rede social.
Bom para fãs, melhor ainda para “casuais”
Para aqueles que já utilizam a versão em app do serviço, é claro, isso pode não parecer muito importante. Porém, segundo o gerente de produto em parcerias de navegador do Facebook Jonathan McKay, essa vem sendo uma novidade com reflexos bastante positivos. “Nós notamos um aumento na visita ao lançar notificações push”, explicou ele ao TechCrunch.
O fato é que a novidade cai como uma luva para o público que prefere ver o Facebook na web a usar um aplicativo próprio, visto que a ferramenta é leve, não consome muitos dados de seu plano e não precisa de atualizações. Além disso, ela pode trazer informações extremamente importantes para a pessoa, ajudando-a a não perder um evento, por exemplo, e lentamente aproximando-a do serviço.
Já para McKay, a adição das notificações “é uma grande alavanca de reengajamento para o site a pessoas que podem não usar o Facebook tanto assim”. “Isso é trazer o melhor conteúdo para eles para que eles não tenham que ir ao serviço proativamente”, explicou.
Em breve, chegando a outros sistemas
Gostou da adição? Pois saiba que ela não deve demorar muito para chegar a outros navegadores: já disponível tanto no Opera quanto no Chrome, o padrão de notificações feito pela Google também estará disponível no Firefox em sua versão 42, que chega em novembro. Até mesmo navegadores menores, como o UC Browser, estão trazendo suporte à tecnologia.
Se por um lado isso é algo muito bem-vindo para quem quer outros navegadores (afinal, poder escolher qual navegador usar e ainda receber notificações é o ideal), por outro temos um pequeno probleminha para resolver: notificações push duplicadas. Felizmente, parece que o Facebook já está trabalhando para evitar que isso ocorra.
A solução para isso é simples: basta identificar qual é o software mais usado pelo dono do aparelho para acessar o Facebook e enviar os avisos apenas por ele. Isso não quer dizer, entretanto, que a situação não possa se tornar problemática, como comentou o engenheiro de software Nate Schloss. O próprio McKay também admite: “Houve um momento em que eu e Nate estávamos recebendo 9 notificações toda a vez que alguém fazia qualquer coisa. Era como um minuto de zumbidos”, disse ele entre risos.
Torçamos para que, quando a novidade chegar às mais diversas plataformas, não tenhamos que passar por uma situação parecida.
Fontes
Categorias