Uma nova pesquisa realizada pela Franj N. Magid Associates mostra que a popularidade do Facebook entre o público adolescente continua a cair conforme esse público migra para alternativas como o Twitter. Enquanto 95% do público de 13 a 17 anos usava a rede social em 2012, este ano essa fatia caiu para 88% — em compensação, o microblog cresceu de 2% de participação em 2012, agora 48% dos jovens analisados costumam utilizá-lo.
Embora o declínio seja pequeno, ele afeta a parcela de usuários que mais costumam ser influenciada pelas propagandas exibidas no site. Entre os motivos que justificam o abandono do serviço está a falta de segurança transmitida por seus administradores — entre os entrevistados, somente 9% deles consideravam o ambiente “seguro” ou “confiável”.
Outro fator que explica a queda de popularidade está o fato de que o Facebook está deixando de ser visto como algo “legal” conforme uma demografia mais velha passa a usá-lo (pais e avós inclusos). Além disso, o fato de que há aplicativos mais bem-adaptados ao universo mobile também se mostra prejudicial à rede de Mark Zuckerberg — que, apesar dos problemas enfrentados, ainda parece longe de estar em declínio.
Categorias