Desde 2009, quando o Facebook permitiu que os usuários fizessem postagens públicas e acessíveis para todos, essa opção foi o padrão do site — e quem quisesse modificá-la precisava alterar o ícone no botão ao lado de "Publicar".
Agora, em busca de um pouco mais de privacidade para os novos membros da rede social, o item passou de "Público" para "Amigos", o que significa que apenas os contatos adicionados são capazes de enxergar o conteúdo da mensagem. A ação faz parte de uma série de medidas do Facebook em relação à privacidade, justamente um dos itens mais criticados da rede social. Para o site, é muito pior compartilhar algo restrito para todos do que limitar sem querer o público que recebe certa postagem.
Outra novidade é uma ferramenta chamada Privacy Checkup, que é uma revisão do perfil e das configurações de usuário. A plataforma leva você por vários passos que revisam opções como quem visualiza postagens e informações pessoais do perfil, por exemplo. Essa ferramenta existirá também na forma de lembretes para que você nã compartilhe certas coisas com os grupos errados.
O mobile não foi esquecido
Algumas novidades de privacidade valem também para o Facebook mobile. A seleção de "Amigos" ou "Público" ficou bem mais fácil de ser identificada e a mudança é realizada com menos toques ainda na tela.
É possível fazer um login anônimo que não permite o compartilhamento de informações da rede social com outros serviços e ver o painel de apps de forma mais organizada.
Fontes
Categorias