Você já conheceu aqui no Baixaki alguns motivos para abandonar o Facebook. Alguns ex-usuários da rede que também pensaram nisso, partiram para a ação e desenvolveram a Diaspora, uma rede social em código aberto.
O nome da rede faz uma referência histórica ao deslocamento e posterior dispersão do povo hebreu a partir do exílio da Babilônia, depois da destruição de Jerusalém. O termo “diáspora” significa, em grego, “dispersão”.
Uma rede social de código aberto
A rede disponibilizou seu código no dia 16 de setembro para que desenvolvedores do mundo todo trabalhem para colocá-la no ar. Se você quer contribuir com o projeto, clique aqui para obter o código. A Diaspora pretende ser uma alternativa segura ao Facebook, visto que muitos usuários e especialistas estavam insatisfeitos com os níveis de segurança e privacidade da rede.
É esperado que a versão Alfa do projeto esteja no ar e disponível para testes ainda em outubro deste ano, o que significa que os desenvolvedores terão pouco mais de um mês para pegar o que já está pronto e aprimorar ainda mais. A rede, cujo anúncio foi feito em abril deste ano, já arrecadou mais de 200 mil dólares em doações para sua elaboração.
O objetivo principal do projeto é colocar o usuário como foco de todo o trabalho. “Este é agora um projeto comunitário e o desenvolvimento é aberto a qualquer um com especialização técnica que compartilhe da visão de uma rede social que coloca o usuário no controle”, dizem os responsáveis pelo projeto no blog oficial.
Diaspora: concorrente segura ao Facebook. Foto: divulgação.
Mais informações sobre a Diaspora podem ser encontradas em www.joindiaspora.com.
Categorias