Redes Sociais

Facebook Home: veja as opiniões sobre a novidade

Novo software desenvolvido pelos engenheiros da rede social está gerando reações variadas entre os veículos internacionais.

em 10/04/2013, 10:06
Facebook Home: veja as opiniões sobre a novidade

Fonte:

Imagem de Facebook Home: veja as opiniões sobre a novidade no site TecMundo

(Fonte da imagem: Reprodução/The Verge)

Com lançamento programado para o dia 12 de abril (próxima sexta-feira), o Facebook Home tem o objetivo de mudar a maneira como a rede social é utilizada. O software desenvolvido pela equipe de Mark Zuckerberg toma de assalto aparelhos Android, transformando suas páginas iniciais em um painel de atualizações para o site.

Diversos veículos estrangeiros já tiveram a oportunidade de testar o novo produto e deram sua opinião sobre ele. Neste artigo, fazemos um apanhado geral das impressões deixadas pela novidade que pretende acabar com o domínio da Apple e da Samsung no mundo portátil.

O lado bom

Entre aqueles que aprovaram a apresentação do Facebook Home está o The Verge, que destacou as “fontes claras que são negritadas nos links e nomes” e a maneira como as fotos e os nomes de contatos são organizados. Segundo o veículo, o software tem um visual muito mais limpo que qualquer versão do Android, chegando até mesmo a esconder a barra de notificações tradicional do sistema.

(Fonte da imagem: Reprodução/SlashGear)

Já o Gizmodo afirma que uma das principais vantagens do software é o fato de ele trazer uma nova experiência ao usar o smartphone. “É bom esfoliar todas aquelas besteiras de aplicativos dos quais você não precisa, mas acumulou porque são gratuitos. O Facebook Home é simples — talvez estupidamente simples — e isso com certeza é uma virtude”, afirma o escritor Sam Biddle.

As críticas

O Slashgear afirma que, embora entenda as intenções do novo sistema, ele deveria ser considerado mais algo em estágio Beta do que um produto finalizado. Segundo o site, a falta de suporte a widgets dedicados e a falta de controle sobre quem aparece no feed de notícias faz com que a experiência de uso não se mostre muito confortável.

O veículo também critica o fato de que, para quem costuma se dedicar mais ao Twitter ou ao Google+, certos sacrifícios se mostram necessários na hora de usar a novidade. Como o sistema de chat do Facebook sobrescreve aplicativos como o WhatsApp, pode ser preciso se adaptar a novos sistemas para realmente aproveitar a novidade.

(Fonte da imagem: Reprodução/CNET)

Já a principal reclamação do CNET se deu pelo fato de que, ao clicar em uma notificação, o usuário é enviado ao aplicativo do Facebook para Android. De acordo com o site, isso quebra um pouco a experiência de uso, já que o programa não se mostra tão fluido ou atraente quanto a interface própria do Home.

Análise em breve

A partir da próxima sexta-feira, o Facebook Home vai estar disponível para download para todos os que tiverem os seguintes aparelhos: HTC One, HTC One X, Samsung Galaxy S3 e Samsung Galaxy Note 2. O Tecmundo está a postos para realizar uma bateria de testes completa com o novo software e, assim que possível, trará a você nossas impressões — portanto, fique ligado no site para conferir tudo o que você precisa saber sobre a nova plataforma criada pela equipe de Mark Zuckerberg.


Avatar do(a) autor(a): Felipe Gugelmin Valente

Por Felipe Gugelmin Valente

Especialista em Redator

Redator freelancer com mais de uma década de experiência em sites de tecnologia, já tendo passado pelo Adrenaline, Mundo Conectado, TecMundo, Voxel, Meu PlayStation, Critical Hits e Combo Infinito.


Veja também