Na média, Ivete é a campeã de influência por aqui. (Fonte da imagem: Rodrigo Esper/Grudaemmim)
Se você costuma seguir vários famosos brasileiros no Twitter e curtir suas respectivas páginas no Facebook, essa é fácil: para você, quem é a celebridade mais influente? Duas pesquisas recentes divulgaram seus resultados e, ao analisar ambas as listas, é possível detectar repetições.
Na pesquisa do LabPop Content, divulgada pelo blog Rádio do Moreno, a cantora Ivete Sangalo atingiu a pontuação máxima e levou o primeiro lugar. A prata ficou com o escritor Paulo Coelho, que chega a postar conselhos em vários idiomas. Em terceiro vem o apresentador Marcelo Tas. Confira abaixo os dez primeiros do ranking, enquanto a lista completa você encontra aqui.
- 1º Ivete Sangalo - 100 pontos
- 2°Paulo Coelho - 99 pontos
- 3º Marcelo Tas - 97 pontos
- 4º Preta Gil - 96,7 pontos
- 5º Ronaldo - 95,3 pontos
- 6º Luan Santana - 95,2 pontos
- 7º Neymar Junior - 94,6 pontos
- 8º Michel Teló - 94,6 pontos
- 9º Rafinha Bastos - 94,3 pontos
- 10º Luciano Huck - 93,5 pontos
A pesquisa não deu muito peso para o número de seguidores, mas levou em conta três fatores de interação: conteúdos frequentes, resposta ao contato do público e relevância de postagens. Cinco ferramentas de medição foram usadas para criar a pontuação: Klout, TweetLevel, Twitalyzer, PeerIndex e Tweet Grader.
Outra visão
Uma segunda opinião pode ser obtida apenas ao pesquisar quais são os perfis do Facebook que mais receberam cliques no botão “Curtir”. De acordo com o UOL, que fez o levantamento completo, o jogador Kaká é o líder, com 15 milhões de fãs. Logo depois, novamente o escritor Paulo Coelho (8 milhões) e Luciano Huck (6,2 milhões). Abaixo, as primeiras colocações:
- 1° Kaká – 15 milhões
- 2° Paulo Coelho – 8 milhões
- 3°Luciano Huck – 6,2 milhões
- 4° Neymar - 3,3 milhões
- 5° Michel Teló - 2,9 milhões
- 6° Ronaldinho Gaúcho - 2,6 milhões
- 7° Ivete Sangalo - 1,75 milhões
- 8° Sepultura - 1,74 milhões
- 9° Exaltasamba - 1,6 milhões
- 10° Eduardo Saverin - 1,3 milhões
Fontes: UOL, Rádio do Moreno