A publicidade direcionada do Facebook já pode tomar contornos bizarros quando você continua vendo por muito tempo em sua timeline algo que pesquisou uma vez ou outra. Mas isso está prestes a se tornar ainda mais surpreendente: o Facebook anunciou hoje que anunciantes poderão usar seus interesses para direcionar anúncios aos seus familiares (e vice-versa).
A ideia é básica: membros de uma mesma família compartilham muitas informações úteis a respeito de seus parentes e, assim, oferecer para o seu irmão algo relacionado a um jogo ou a uma jaqueta que você pesquisou pode ser uma boa forma de “fisgar” novos clientes. A novidade faz parte de uma iniciativa do Facebook para ampliar as ferramentas disponíveis para marqueteiros prepararem seus planos para as vendas de final de ano.
“Profissionais de marketing podem criar uma nova audiência familiar para incluir pessoas que vivem na mesma casa de sua audiência original”, informa a postagem feita na plataforma Facebook para Empresas. “Este recurso permite aos profissionais oferecerem marketing relevante aos membros da mesma família, que podem influenciar na decisão de compra de produtos e serviços.”
Anúncios familiares pretendem aumentar as vendas de produtos anunciados dentro do Facebook.
Mais informações sobre a família
Além de oferecer a nova ferramenta, o Facebook também criou uma plataforma de dados exclusiva para que as empresas saibam de forma mais detalhada e precisa o quanto as suas promoções atingiram grupos familiares, o que também pode ajudar a aprimorar a criação de campanhas específicas.
“[As métricas] ainda vão permitir às empresas compreender melhor a conversão que acontece dentro de uma família e entender como os anúncios do Facebook podem impactar no comportamento de conversão de vários membros de um mesmo grupo familiar, e não apenas da pessoa que vê o anúncio”, informa o Facebook.
E a privacidade?
Segundo a própria rede social, este novo recurso publicitário leva em conta a privacidade de seus usuários. Apesar de não detalhar que tipo de informação pesquisada será utilizada para criar esses anúncios familiares, a empresa de Mark Zuckerberg garante que todo mundo pode desativar a categoria “membro de um grupo familiar” nas preferências de publicidade do Facebook.
Para este ano, a novidade está disponível apenas nos Estados Unidos, e a intenção é que ela chegue a todos os países até o final de 2018.
Anúncios dinâmicos e mais informativos
Outra novidade anunciada hoje envolve a utilização de vídeos para tornar os anúncios mais dinâmicos. Assim, aquele carrossel de fotos que aparece em um anúncio ganha o reforço de imagens animadas para atrair mais a atenção dos consumidores e também fornecer mais informações sobre um produto.
Novas camadas vão aumentar as informações sobre preços de produtos divulgados na rede social.
A última novidade publicitária do dia para o Facebook é a possibilidade de utilizar camadas sobrepostas para destacar descontos e promoções em campanhas publicitárias feitas dentro da rede. São várias opções que pretendem facilitar e ampliar ainda mais as possibilidades de divulgação de preços no Facebook.
Essas duas últimas novidades serão disponibilizadas em todo o mundo ao longo dos próximos meses.
Fontes
Categorias