O Facebook está determinado a transformar seu comunicador instantâneo, o Messenger, em uma plataforma poderosa, líder de mercado. Sua versão 2.0 já vem incrementando funções conhecidas em outros serviços — a exemplo das mensagens efêmeras estilo Snapchat na ferramenta Messenger Day — e a companhia anunciou mais novidades nesta terça-feira (18), durante a conferência para desenvolvedores F8: vêm aí uma loja de chatbots, extensões, itens para games e outros mimos.
Confira as mudanças:
- Loja de bots: com a aba chamada “Discover” você pode ver uma lista de bots “mais quentes” do momento e uma barra de busca por outras opções. Com a popularidade dos assistentes virtuais, o aumento da procura por robozinhos que conversem sobre assuntos específicos é uma tendência no momento
- Sugestões do M: basta conversar com o bot M do Messenger para receber sugestões de onde comer ou lavar suas roupas; enfim, é uma ferramenta com listas de serviços e produtos integrados ao ecossistema do Facebook
- Códigos QR: uma conexão direta com aplicações que exijam a leitura de códigos QR, especialmente na ligação com bots de marcas registradas
- Extensões para bate-papo: os desenvolvedores de empresas de terceiros poderão agora incluir aplicações com uso direto do Messenger. Por exemplo, se você quiser compartilhar a mais nova música de seu artista favorito, poderá usar uma extensão do Spotify que permite encontrar e incluir a faixa em uma mensagem diretamente para um grupo específico de pessoas. E por aí vai, com reservas de mesas para restaurantes, discussões de placares de um jogo de futebol, entre outras ações
- Games: bots com títulos que exploram jogatina por turnos, a exemplo de puzzles com palavras, que também podem ter a participação de seus amigos do bate-papo
Tudo isso está previsto apenas para os dispositivos móveis e ainda não há uma data de estreia para as novidades no Brasil.
Fontes
Categorias