Não é novidade que Mark Zuckerberg resolveu iniciar uma batalha contra o Snapchat. Tudo começou com o Instagram Stories, que levou os vídeos efêmeros (com 24 horas de duração) para a rede social de fotos. Depois, os mesmos vídeos chegaram ao Messenger, depois, ao app do Facebook. Só faltava um ponto para a equipe de Zuckerberg destronar completamente o Snapchat: os filtros em realidade aumentada. Esse ponto faltava, porque o Facebook anunciou hoje uma nova plataforma de realidade aumentada para ser usada como filtro na câmera.
Tecnologia, negócios e comportamento sob um olhar crítico.
Assine já o The BRIEF, a newsletter diária que te deixa por dentro de tudo
Esta é a última cartada do Facebook?
Durante a conferência F8, voltada para desenvolvedores, o CEO do Facebook subiu ao palco para falar sobre essa nova plataforma voltada para a construção de experiências in-app. Um Beta fechado abre hoje para os desenvolvedores, que podem testar filtros de realidade aumentada em fotos, vídeos, jogos, projetos de arte e outras soluções.
Os filtros de realidade aumentada poderão ser usados pelos usuários nos vídeos efêmeros (Stories) do aplicativo oficial do Facebook. De acordo com o CEO, em alguns dias, os usuários vão encontrar centenas de efeitos diferentes.
Filtro no Facebook
Golpe final no Snapchat?
Além das sugestões padronizadas de filtro, como no Snapchat, o Facebook comentou que a plataforma utilizada na própria câmera vai possuir reconhecimento de objetos e, dessa maneira, sugerir efeitos baseados no próprio objeto.
O recurso já chegou para desenvolvedores
"Mesmo que tenhamos sido um pouco lentos em adicionar câmeras em todos os nossos apps, estou confiante de que agora estamos levando a realidade aumentada para frente", disse Zuckerberg.
Será que este é o golpe final do Facebook sobre o Snapchat? Dê a sua opinião nos comentários.
Snapchat just got some new competition pic.twitter.com/Xea5pzgq2t
— Mashable (@mashable) 18 de abril de 2017
Categorias