O Facebook estreou nos Estados Unidos uma nova função que pode salvar muitas vidas e fazer o bem a diversas pessoas. É um botão de doações para campanhas e causas, o qual permite a você enviar dinheiro diretamente para outros usuários.
A ideia do Facebook é que pessoas com familiares passando por dificuldades (ou elas mesmas com problemas) iniciem as campanhas até para quem não esteja cadastrado na rede social. Anteriormente, páginas verificadas de ONGs e outras instituições já podiam pedir dinheiro por um atalho, mas agora isso foi expandido também para perfis. Além disso, as páginas agora podem colocar um botão "Doar" durante transmissões ao vivo.
Por enquanto, isso só é possível nos EUA e é preciso ter 18 anos ou mais para iniciar uma campanha. O projeto está em fase Beta e pode ser expandido para outros países no futuro.
Cada doação terá uma taxa de 6,9% mais 30 centavos de dólar sobre o valor — tudo burocracia e processamento, nada de lucro para o site. É possível criar doações nas categorias: Educação, Medicina, Medicina Veterinária, Crises Humanitárias, Emergências Pessoais e Funerais ou Falecimentos. Novas categorias devem ser adicionadas no futuro.
Eu já vi isso antes...
É claro que a novidade de apoio de causas é uma boa ação, mas isso não impediu o Facebook de ser novamente criticado. Isso porque a função é muito parecida com a da plataforma GoFundMe, a mais popular de apoio de causas, instituições e pessoas com alguma dificuldade pessoal. A ação da rede social foi comparada ao que o Instagram — além do WhatsApp, do Messenger e do app do Facebook — fez com o recurso "Stories", tirado do Snapchat.
Fontes
Categorias