O Facebook vem ajustando o algoritmo do Feed de Notícias há algum tempo. A ideia é diminuir a presença de matérias com clickbaits no título. Clickbait é uma forma de puxar o leitor por meio de um título sem qualquer informação relevante, como "Você não vai acreditar no que este homem fez". E, convenhamos, é uma tática que pode cansar o leitor.
Então, o Facebook alertou que está implementando mudanças nos algoritmos para reduzir a distribuição desses títulos que não passam informações. Para isso, funcionários da rede social estão analisando "centenas" de manchetes para identificar elementos comuns nestes títulos. Outro exemplo de manchete "clickbait", oferecida pelo próprio Facebook, são matérias que puxam o leitor com frases como "Você não imagina quem caiu na abertura de tal evento".
Caso o algoritmo da rede social identifique que a matéria postada se trata de um "clickbait", ele vai limitar o alcance do post. "Se você é um produtor de conteúdo e posta 50 coisas durante o dia e 48 delas são clickbaits, você vai sentir uma queda significante no tráfego e alcance", disse Adam Mosseri, vice-presidente de produto para o News Feed.
A mudança, que pode afetar gravemente veículos de entretenimento e recheado de listas, é um alento para o jornalismo que, antes de tudo, serve apenas para informar o leitor.
Fontes
Categorias