Para não se perder nas datas, o Microsoft Excel tem funções a partir das quais é possível calcular a contagem de dias mediante uma data pré-estabelecida. Isso pode ser feito rapidamente, seguindo alguns passos.
Para calcular o intervalo entre duas datas, selecione duas células da planilha e insira as datas desejadas nelas. Para inserir a data presente de forma automática, utilize a fórmula =HOJE() porém sem preencher os parâmetros (valores entre parênteses após a fórmula). O Excel voltará a data local com o número de horas igual a zero. Se desejar inserir a data e hora, utilize a fórmula =AGORA() (também deixando os parâmetros em branco).
Tecnologia, negócios e comportamento sob um olhar crítico.
Assine já o The BRIEF, a newsletter diária que te deixa por dentro de tudo
Feito isto, selecione uma terceira célula e utilize a fórmula =DIAS360(célula_datainicial; célula_datafinal). A partir disto, nesta célula será exibido o intervalo de dias passados entre as duas datas especificadas.
Para calcular esta data com outra base de cálculo, pode ser utilizada a função =DATADIF(), passando através dos parâmetros a informação suficiente para que o programa possa retornar os valores desejados. Exemplo:
=DATADIF(célula_datainicial; célula_datafinal;"D") conta os dias
=DATADIF(célula_datainicial; célula_datafinal;"M") conta os meses
=DATADIF(célula_datainicial; célula_datafinal;"Y") conta os anos.
Utilizando este último procedimento, por meio da base de cálculo é possível efetuar diferenças contando apenas dias úteis, meses, anos, dias, horas, etc. para tanto apenas alterando o último parâmetro.