Existem momentos em que precisamos listar os drivers do computador para verificar se está tudo em ordem. O Windows permite fazer essa listagem através do Prompt de Comando, porém, ele não possui uma interface muito prática e, além disso, nem todas as informações são exibidas na tela.
Para exibir uma listagem simples, abra o Prompt de Comando pelo caminho Menu Iniciar > Todos os Programas > Acessórios > Prompt de Comando. Com a janela aberta, digite o comando driverquery e pressione ENTER. Com isso, será exibida uma lista com os drivers existentes no computador e algumas informações sobre eles. Porém, essas informações podem não ser suficientes.
Apesar de existir o driver no computador, ele pode estar inativo. Para saber se ele está ativo, ou não, precisamos de mais detalhes que não aparecem nessa lista. Ainda com o Prompt de Comando aberto, digite o comando driverquery /v.
A lista fica maior e com mais detalhes sobre cada driver, mas as informações ficam todas dispersas e confusas. Para organizar esse amontoado de informações, vamos exportar esses dados para um arquivo CSV que, posteriormente, poderemos abrir no Excel. Para exportar essa listagem no Prompt, use o comando driverquery /v /fo csv > driver.csv.
Esse comando criará o arquivo “driver.csv”, que ficará localizado na pasta do usuário ativo, como, por exemplo, “Documents and Settings\NomeDoUsuário” (para o XP) ou “Users\NomeDoUsuário” (para Vista e Seven). Agora, abra esse arquivo pelo Excel selecionando a opção “Todos os arquivos”, na janela "Abrir" como mostra a imagem:
Dependendo da sua versão do Excel, todas as tabelas serão ajeitadas automaticamente. Caso isso não aconteça, todos os dados ficarão apenas na primeira coluna. Para organizar isso e distribuir os dados para as outras colunas, selecione a primeira coluna e clique na aba “Dados” do menu. Procure pela opção “Texto para colunas” e clique nela.
Em seguida, o Excel abrirá um assistente para organizar os dados em várias colunas. Na primeira etapa, selecione a opção “Delimitado” e clique em avançar.
Na etapa seguinte, deixe selecionada apenas a opção “Vírgula” e desmarque o resto. Nesse momento, já é possível clicar em “Concluir” para aplicar as alterações e fechar o assistente. Caso queira escolher as formatações de cada coluna, siga para o passo seguinte (não é necessário).
Em seguida, redimensione as colunas e aplique as formatações que achar necessário. Assim, podemos conferir todas as informações mais detalhadas de todos os drivers em um ambiente organizado e fácil de visualizar. Além disso, podemos fazer filtragem de dados para exibir os drivers ativos ou inativos, copiar detalhes e colar em qualquer lugar.