Já imaginou se você está lá, há horas, montando um trabalho detalhado no Excel, cheio de gráficos, tabelas e tudo mais, aí quando você sai por um segundo e volta, está tudo bagunçado e acabado?
Aqui você vai ver como é muito simples e rápido proteger a sua planilha ou pasta de trabalho no Excel, sem precisar se preocupar mais se alguém vai acabar com tudo que você fez.
Protegendo a Planilha
O processo é muito simples: abra a sua planilha no Excel. Você verá que há uma aba chamada Revisão. Clique nela e depois no botão Proteger Planilha.
Irá abrir uma janela. Você pode marcar as opções que quer que sejam protegidas na sua planilha, como formatar as colunas, inserir linhas etc. Ou seja, se você quer proteger absolutamente tudo, então deve marcar todas as caixas.
Depois, digite a senha e aperte Ok. O programa vai pedir para você confirmar a senha. Basta fazer isso e pressionar Ok.
Pronto! Quando você tentar alterar qualquer dado da planilha, vai ver o seguinte aviso:
Protegendo a Pasta de Trabalho
Para proteger a sua Pasta de Trabalho, basta ir na aba Revisão novamente e clicar em Proteger Pasta de Trabalho.
O programa vai perguntar o que você quer proteger — as estruturas e/ou as janelas. Agora digite uma senha e pressione Ok.
Desprotegendo a Planilha e a Pasta de Trabalho
Se você bloqueou a sua Planilha ou Pasta de Trabalho e quer tirar a proteção, é só clicar no mesmo lugar que você foi para proteger. Ou seja, ao clicar no botão de Proteger, automaticamente ele vai virar um Desproteger depois. É claro que aí você vai precisar digitar a senha utilizada anteriormente para bloquear.
E agora você já pode trabalhar tranqüilo, pois ninguém vai modificar nenhum dado importante de sua planilha. Basta protegê-la. Até a próxima.