Quem é o melhor jogador de basquete que você conhece quando o assunto é arremessos de longa distância: Larry Bird, Reggie Miller ou Ray Allne? Pois saiba que nenhum deles deve ser capaz de derrotar Racer. Mas esse desafiante não joga em nenhum time da NBA: trata-se de um robô da fabricante italiana Comau.
A ideia é promover o design e a funcionalidade do Comau Racer, uma mão robótica capaz de fazer tarefas industriais com precisão, velocidade e inteligência. No vídeo, ele "disputa" contra Marco Belinelli, que joga no San Antonio Spurs.
Segundo a fabricante, Racer tem aceleração, flexibilidade e movimentos de repetuição capazes de gerar trajetórias similares ao braço de um atleta profissional. Uma mão especial com dedos capazes de liberar a bola no momento exato foi desenvolvida.
Mas, como diz o vídeo de bastidores acima, o segredo não está no atleta, mas no técnico: o software de funcionamento do Racer reconstruiu o campo virtualmente para definir a trajetória perfeita, enviando os comandos à unidade de controle do robô. Por fim, a bola era calibrada usando sucção nas "palmas", velocidade e movimento eram coordenatos e o lançamento acontecia.
Fontes
Categorias