Os surfistas de plantão já podem praticar suas habilidades com as pranchas longe do mar, pelo menos em um futuro próximo em Gales, no Reino Unido. Localizado no vilarejo de Dolgarrog, o parque WaveGarden (Jardim de Ondas, em tradução literal), está sendo construído pela Surf Snowdonia. Ele é caracterizado por um lago artificial que se estende por aproximadamente 300 metros com 100 metros de largura, capaz de reproduzir ondas de quase um metro por minuto.
O parque está na fase final de construção, sendo que um modelo provisório foi construído em San Sebastián, na Espanha – o parque do Reino Unido deve ser aberto no outono de 2015. O WaveGarden é um resultado de quase dez anos de pesquisas e de planejamentos para criar estruturas que simulem as ondas do mar. No mundo natural, as ondas são criadas por uma série de fatores, como o vento, as influências das marés e o tipo de geografia do chão do oceano.
Por isso, Josema Odriozola, chefe executivo do WaveGarden, disse que as estruturas artificiais devem ser perfeitas e precisas para reproduzir o mar com fidelidade. De acordo com ele, um erro de 10 centímetros no chão do lago pode comprometer as ondulações criadas.
Ondas do jeito que você quiser
A personalização das ondas do lago artificial é um dos destaques, já que o responsável pelo controle das águas pode determinar em um simples painel o grau de velocidade das ondas, o tipo do formato, o tamanho delas e inclusive o nível de temperatura do lago todo – tudo isso pode ser ajustado somente com alguns cliques. Inclusive, é permitido criar ondas menores para crianças aproveitarem e praticarem no WaveGarden também.
Llyod Cole, treinador do time de surfe do Reino Unido, disse que as simulações de ondas são muito melhores do que ele imaginou. “Isso mudará o jogo do ponto de vista dos treinados e do ponto de vista dos surfistas. Nós somos realmente sortudos de ter isso aqui na Grã-Bretanha”, disse Cole. Josema Odriozola também comentou que o sonho de todo surfista é poder encontrar a onda perfeita ao lado do jardim de casa.
O protótipo instalado na Espanha já atraiu diversos surfistas, sejam profissionais ou amadores, que dizem que as ondas garantem bastante diversão. Tal lago artificial pode transformar o futuro do surfe, já que o esporte pode ser potencialmente considerado um evento olímpico dado às estruturas que permitem ondas contínuas com tamanhos e velocidades variadas.
Fontes
Categorias