Fabricante de chips SIM hackeada pela NSA diz que seus produtos são seguros
Empresa fez uma investigação interna para averiguar possível roubo de chaves de encriptação

Imagem de Fabricante de chips SIM hackeada pela NSA diz que seus produtos são seguros no site TecMundo
A Gemalto, maior fabricante de chips SIM do mundo, fez um comunicado hoje se manifestando sobre um artigo do The Intercept baseado em documentos vazados por Edward Snowden. A empresa teria sido hackeada pela NSA, a agência de espionagem norte-americana, em pela sua equivalente britânica, a GCHQ, que teriam roubado chaves de encriptação para interceptar chamadas telefônicas e SMS no mundo inteiro.
A Gemalto diz que promoveu uma investigação interna para apurar o assunto, e os resultados finais e detalhados dessa apuração serão divulgados durante uma entrevista coletiva na próxima quarta-feira em Paris, na França. Contudo, a companhia diz que seus SIM-cards e outros produtos similares são e estão seguros.
Vulneráveis
Como o TecMundo explicou na última sexta-feira (20/02), a Gemalto é a maior fornecedora de chips SIM, aqueles usados em celulares e smartphones, do mundo. Ela inclusive fornece para operadoras como Vivo, Tim, Claro e Oi, além de quase todas as outras grandes empresas do globo. Ou seja, com as chaves de criptografia dessa fabricante nas mãos, essas agências de espionagem poderiam interceptar chamadas e SMS de milhões de usuários em praticamente qualquer país.
Espera-se que a Gemalto apresente resultados conclusivos e claros acera desse possível hack de agências de espionagem. Caso contrário, não haverá como saber se seu celular está sujeito a grampeamento remoto sem autorização.