Presidente brasileira foi alvo direto de investigação americana (Fonte da imagem: Reprodução/Edilson Silva)
A presidente Dilma Rousseff convocou para esta manhã uma reunião de emergência com o objetivo de discutir a espionagem realizada pelo governo americano. De acordo com o G1, o encontro com ministros trata da denúncia feita no Fantástico na noite de ontem (1), de que a presidente foi alvo de investigação dos Estados Unidos.
A reunião em Brasília teria começado às 10h com a participação de vários ministros, entre eles José Eduardo Cardozo (Justiça), Luiz Eduardo Figueiredo (Relações Exteriores), Helena Chagas (Comunicação Social) e Celso Amorim (Defesa).
Reunião com embaixador americano
Mais cedo, o ministro das Relações Exteriores se reuniu com o embaixador dos EUA, Thomas Shannon. O encontro foi agendado entre os dois para tratar sobre a denúncia, mas tanto o Itamaraty quanto a embaixada americana não comentaram o que foi conversado entre ambos.
O Fantástico exibiu com exclusividade uma reportagem sobre a espionagem da presidente brasileira e seus principais assessores realizada pela Agência Nacional de Segurança dos EUA (NSA, na sigla em inglês). A informação foi revelada através de documentos classificados como ultrassecretos que fazem parte de uma apresentação interna da NSA.
Fontes
Categorias