Protótipos que teriam a capacidade de erguer paredes como se estivessem montando miniaturas LEGO e máquinas inteligentes dedicadas também à montagem de tijolos já não são novidades. Mas e se fosse possível construir a estrutura de uma casa inteira em apenas dois dias praticamente sem interferência de mão de obra humana?
Pois foi essa a novidades apresentada pela empresa australiana Fastbrick Robotics. Batizado de Hadrian X, o robô é um guindaste de 30 metros que, acoplado a um caminhão, pode seguir as diretrizes de um modelo de residência em 3D e, então, encaixar os tijolos de forma automática. Cada peça recebe uma camada de cola, que funciona como cimento, antes de ser encaixada, conforme mostra o vídeo abaixo.
De acordo com a fabricante, o sistema de montagem é baseado num mecanismo laser, o que gera a precisão de 0,5 milímetro no posicionamento de cada tijolo – isso com base no modelo criado via computador. O trabalho de Hadrian X é executado até quatro vezes mais rápido em comparação com o trabalho tradicional de um pedreiro, o que gera a economia na carga de trabalho das construtoras e diminuição no desperdício dos materiais usados durante o processo.
Fontes
Categorias