O LinkedIn divulgou recentemente um novo estudo em que lista as marcas mais influentes entre seus usuários, com rankings tanto para países específicos – incluindo o Brasil – quanto para o mundo inteiro. Segundo a pesquisa, a empresa mais considerada no âmbito global é a Microsoft, enquanto a instituição de ensino Fundação Getúlio Vargas (FGV) é a mais levada em conta no território tupiniquim.
Para levantar esses dados, LinkedIn usou uma ferramenta chamada Content Marketing Score, que observa a diferença entre a audiência total e as interações entre o público e os conteúdos que as marcas divulgaram ao longo de um período de seis meses. Mundialmente, a rede social conta com 364 milhões de usuários cadastrados e, desse total, 21 milhões são brasileiros.
Notícias e atualidades do setor financeiro, dicas de desenvolvimento profissional, liderança e produtividade e tendências empresariais e industriais aparecem entre os temas mais compartilhados pelos usuários do LinkedIn. No entanto, não existe um tema claramente dominante e até mesmo assuntos mais técnicos, como computação em nuvem, ganharam espaço na rede. Confira a seguir as listas com as marcas mais influentes no Brasil e no mundo:
Marcas mais influentes no Brasil
1 – Fundação Getúlio Vargas (FGV)
2 – Vale
3 – Ambev
4 – Odebrecht
5 – Petrobras
6 – GPA
7 – Natura
8 – TAM
9 – BRF
10 – TOTVS
Marcas mais influentes no mundo
1 – Microsoft
2 – Forbes
3 – Harvard Business Review
4 – IBM
5 – Inc. Magazine
6 – Hewlett-Packard (HP)
7 – Google
8 – Salesforce
9 – Domo
10 – Ernst & Young (EY)
Traços em comum
Segundo o estudo do LinkedIn, as empresas que ocupam o topo da lista mundial possuem algumas práticas em comum. Os líderes no ranking costumam postar uma média de 12,6 atualizações por semana e a grande maioria dessas companhias mantém um fluxo regular de informações nas suas próprias páginas e incentiva seus funcionários a compartilharem seus conteúdos, chegando a incorporar textos de seus empregados.
Além disso, a pesquisa revela que 73% das marcas mais influentes utilizam atualizações patrocinadas para que suas postagens alcancem mais pessoas. De acordo com o LinkedIn, as marcas utilizam uma mistura de alcance, frequência e envolvimento para influenciar suas pontuações finais.