Embalado pelo sucesso de séries televisivas, principalmente Game of Thrones, o Spark Awards deste ano aconteceu ontem (04) na Fecomércio, em São Paulo. Foram 12 categorias que premiaram as melhores startups brasileiras no evento que chega com parceria entre Microsoft e ABStartups — as companhias realizam o Spark Awards desde 2013.
A premiação fechou o dia da CASE (Conferência Anual de Startups e Empreendedorismo), que contou com a presença de Silvia Valadares, community manager da Microsoft e coordenadora do BizSpark, como parte da banca julgadora. "Esse prêmio foi criado para mostrar o que as pessoas estão fazendo de bacana nesse ecossistema a cada ano. Quem está fazendo algo interessante como aceleradora, investidor anjo, mentor de startups... São os destaques do ano", disse.
Tecnologia, negócios e comportamento sob um olhar crítico.
Assine já o The BRIEF, a newsletter diária que te deixa por dentro de tudo
São três etapas para definir as startups vencedoras, de acordo com Valadares: na primeira, acontece o voto público via internet. A escolha é livre dentro de 12 categorias. "Depois realizamos uma curadoria para checar se esses indicados realmente tiveram um trabalho relevante no ano", comenta a executiva. Por último, as três startups mais votadas são selecionadas e o Spark Awards realiza uma segunda votação pública.
Vale a pena começar a minha startup?
Se você está com uma ideia na cabeça e quer saber mais sobre startups e mercado, acompanhe a nossa área voltada ao assunto, o TecMundo Pro. E, falando em mercado, será que este é um bom momento para colocar as ideias em prática?
Para trazer uma resposta, conversamos com Michel Bekhor, fundador da Press Works, uma das finalistas na categoria de Assessoria de Imprensa: "O mercado de startups não está imune, mas está estável. Isso porque não existem barreiras para a inovação. Ela sempre cria um mercado novo ou reinventa um que já existe. Então, para quem realmente é inovador, sempre vai existir um mercado. Uma boa ideia, sempre vai ter alguém querendo comprar e investir".
Caso você coloque a mão na massa, a participação no Spark Awards do ano que vem pode ser algo interessante ao seu negócio. A importância do prêmio, segundo Bekhor, é a visibilidade que ele entrega. "Toda startup é nova e ela precisa de mercado. Ela está buscando se tornar conhecida, e o prêmio é uma das formas possíveis de ganhar essa visibilidade aliada com credibilidade. É o reconhecimento de um bom trabalho feito", disse o empreendedor.
Prêmio
Abaixo, você pode conferir os vencedores do Spark Awards 2015:
- Assessoria de imprensa: Dialetto Comunicação
- Assessoria Jurídica: Velloza e Girotto Advogados Associados
- Melhor Coworking: Cubo
- Melhor reportagem: “O futuro é agora!”, (PEGN)
- Melhor universidade: Estácio
- Melhor comunidade de startups: San Pedro Valley
- Melhor mentor: Ana Fontes
- Aceleradora: Espaço Nave
- Investidor Anjo: João Kepler
- Fundo de investimentos: Redpoint eventures
- Equipe Fundadora: Chefsclub
- Startup do ano: Sympla
Troféu Spark Awards 2015
Você pretende abrir a sua startup? Comente no Fórum do TecMundo
Fontes
Categorias