No último domingo (5), os brasileiros foram às urnas para escolher seus representantes nas esferas nacional e estadual pelos próximos anos. Como já se tornou um hábito para todos os eventos de grande escala, a votação também deu origem a uma explosão de postagens relacionadas pelas redes sociais afora – e o Facebook certamente não ia ficar de fora.
Desde o início da campanha eleitoral no dia 5 de julho até o dia em que ocorreu o primeiro turno, as eleições geraram 346 milhões de interações da rede social de Mark Zuckerberg, se tornando as mais comentadas até agora no Facebook. O registro brasileiro superou a marca da Índia, cujas eleições entre abril e maio deste ano deram origem a 227 milhões de interações – incluindo fotos ou conteúdos compartilhados, comentários, diálogos ou curtidas.
Segundo Bruno Magrani, diretor de relações institucionais do Facebook no Brasil, a expectativa é que esses números cresçam ainda mais para o segundo turno, que acontece no dia 26 de outubro. Os candidatos que reuniram mais menções foram Dilma Rousseff e Aécio Neves, com o terceiro lugar ficando para Marina Silva e o quarto para Luciana Genro – posições estas que refletiram o próprio resultado das urnas.
Interesse mundial
Os debates entre os candidatos, que aconteceram antes do primeiro turno, originaram mais de 20 milhões de interações entre o público brasileiro. De acordo com Magrani, o interesse pela política não ocorre só no país e um relatório da empresa do final de 2013 apontou que eleições estavam entre os três temas mais comentados no mundo inteiro naquele ano.
O Brasil possui cerca de 200 milhões de habitantes e metade de sua população está conectada à internet, de forma que o país figura entre os líderes mundiais no uso do Facebook – com 89 milhões de usuários por mês, segundo a própria rede social – e de outros serviços do tipo, como o Twitter.
Para Magrani, a rede se transforma em uma segunda tela onde os usuários comentam em tempo real o que acompanham na televisão. Ele ressalta, ainda, que o Facebook possui uma equipe global que trabalha acompanhando as campanhas eleitorais no mundo todo. Além de conversas sérias, porém, a votação de domingo e os debates deram origem a muitos memes e até às proibidas selfies nas urnas, que você pode conferir respectivamente aqui e aqui.
Fontes
Categorias