Fortnite também está a caminho do iPad, anunciou ontem (29) a Epic Games no X (antigo Twitter). O iPadOS, sistema presente no tablet da Apple, foi classificado como "gatekeeper" dentro da Lei dos Mercados Digitais (DMA, na sigla em inglês) e precisa abrir espaço para lojas de terceiros.
"Hoje, a Comissão Europeia disse que os iPads também precisarão estar em conformidade com a Lei dos Mercados Digitais", anunciou a Epic Games no X. "Estamos avançando a todo vapor para trazer Fortnite e a Epic Games Store para iPhones na UE e em breve em iPads este ano", complementou.
Ao ser considerada uma plataforma "gatekeeper", o iPadOS precisa atender normas semelhantes às do iOS. Dentre as regras, o sistema operacional deve abrir portas para lojas de aplicativos de terceiros, tais como a Epic Games Store, a principal distribuidora de Fortnite.
Today, the European Commission said that iPads will also need to comply with the Digital Markets Act ??
— Epic Games Newsroom (@EpicNewsroom) April 29, 2024
We’re moving full steam ahead to bring Fortnite and the @EpicGames Store to iPhones in the EU soon and iPads this year! ?? https://t.co/MHh6EGVinC
Por enquanto, não há uma previsão exata para a estreia da Epic Games Store. Além do esforço da empresa em desenvolver o suporte da loja ao sistema de tablets, a própria Apple precisa preparar o sistema para receber plataformas externas.
No iOS, as novas regras da DMA foram implementadas na versão 17.4 do sistema — obviamente, só no Espaço Econômico Europeu. A partir do iOS 17.5, o suporte para downloads externos será expandido para sites da web, tornando o ecossistema ainda mais aberto.
Quanto ao iPadOS, não há previsão exata, mas a Apple tem até seis meses para deixar o sistema preparado para a chegada de lojas de terceiros. Uma vez que a companhia quer continuar atuando na Europa, ela deve respeitar a decisão da Comissão Europeia com agilidade.
Categorias