O CEO da Microsoft, Satya Nadella, confessa que desistir da marca Windows Phone foi um erro. O executivo acredita que a empresa poderia ter lidado melhor com a disputa da categoria mobile.
"A decisão sobre a qual muitas pessoas falam — e uma das decisões mais difíceis que tomei quando me tornei CEO — foi a saída do mercado de smartphones daquela época. Em retrospecto, acho que poderia ter havido maneiras de fazer isso funcionar, talvez reinventando a categoria de computação entre PCs, tablets e smartphones", disse o CEO ao Business Insider.
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A Microsoft abandonou o setor de smartphones e atua de forma bem mais discreta atualmente.Fonte: Getty Images/Reprodução
A marca Windows Phone foi oficialmente aposentada em outubro de 2017. Na época, um executivo da empresa revelou que a companhia ainda estava dedicada a corrigir erros e brechas de segurança, mas não estaria preparando nenhum recurso novo.
Atualmente, a Microsoft disputa território no mercado de dispositivos portáteis, mas está bem longe de ser o que era na época do Windows Phone. Hoje, a companhia vende a linha Surface Duo, um dobrável com duas telas que roda o sistema do Google, o Android.
Microsoft foca em apps e plataformas
Ainda que tenha saído do mercado de sistemas operacionais, a Microsoft atua no mundo mobile com aplicativos, plataformas e serviços. Hoje, a empresa dispõe ferramentas de pareamento do Windows com o celular, navegadores mobile e outros recursos opcionais para o público do Android e do iOS.
Essa abordagem dá menos relevância para a companhia no setor, mas parece funcionar dentro da proposta atual da empresa.
Arrependimento profundo
Nadella não é o primeiro CEO da Microsoft a admitir arrependimento sobre a atuação da marca em smartphones. O ex-CEO Steve Ballmer também mencionou, em 2013, que se arrependia de não ter apostado no setor antes.
Até mesmo o ex-CEO da Microsoft, Bill Gates, já pincelou sobre o assunto. Na visão dele, o "maior erro de todos" da Microsoft foi perder espaço para o Android.
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