A Qualcomm anunciou nesta terça-feira (24) a sua nova geração de chipsets premium para celulares. O Snapdragon 8 Gen 3 promete fortes capacidades de Inteligência Artificial (IA) generativa, alta performance e melhorias para jogos com qualidade de console.
O principal pilar do chipset é o uso de IA generativa. A companhia destaca, entre outros, a parceria com a Meta para utilizar o grande modelo de linguagem (LLM) Llama 2 nos dispositivos. Com isso, direto dos celulares equipados com o Snapdragon 8 Gen 3, os usuários poderão criar imagens "em uma fração de segundo" e contarão com interação por voz.
A empresa explica que rodar os modelos de linguagem direto dos dispositivos tem como vantagem a privacidade, já que os dados são processados localmente. O novo chipset pode, por exemplo, executar até 20 tokens por segundo (ou 10 bilhões de parâmetros), baseado no Llama 2 7B. Segundo a empresa, há um salto de 98% em velocidade na NPU Hexagon com 40% a mais de eficiência em comparação com o 8 Gen 2.
No coração do Snapdragon 8 Gen 3, a Qualcomm traz uma nova arquitetura de CPU (64-bit e 4 nanômetros) que consiste em:
1 núcleo principal de até 3,3 GHz (Arm Cortex-X4);
2 núcleos de eficiência de até 2,3 GHz;
5 núcleos de performance de até 3,2 GHz.
O novo chipset Snapdragon 8 Gen 3 será equipado nos principais celulares deste ano e de 2024.
De acordo com a Qualcomm, o formato possui performance até 30% mais rápida. Já na GPU Adreno, há uma melhoria de até 25% na velocidade, com 25% de aumento na eficiência. A companhia também revela que o componente conta com um grande salto para jogos, incluindo:
Aceleração em tempo real de ray tracing por hardware;
Suporte a Unreal Engine 5 Lumen Global Illumination and Reflections;
HDR para jogos com profundidade de cores de 10-bit.
A Qualcomm ressalta que o lançamento traz o recurso Adreno Frame Motion Engine 2.0 (AFME). Basicamente, ele pode recriar frames para tornar a experiência de jogo mais fluida. Dessa forma, títulos que rodam a 60 fps podem ser reproduzidos a 120 fps, com o dobro de quadros por segundo. Vale considerar que o Snapdragon 8 Gen 3 suporta displays de 1 Hz até 240 Hz.
Em seu anúncio, durante o Snapdragon Summit, a Qualcomm revelou que o chipset está previsto para chegar em celulares de marcas como Asus, Honor, iQOO, Meizu, Nio, Nubia, OnePlus, Oppo, Realme, Redmi, RedMagic, Sony, vivo, Xiaomi e ZTE.
Câmera com IA e ficha técnica poderosa
O Snapdragon 8 Gen 3 carrega uma série de melhorias baseadas em IA para as câmeras. Por exemplo, ele traz uma nova função chamada Video Object Eraser, que permite remover objetos e até pessoas que aparecem sem querer nos vídeos. Além disso, ele também pode "expandir" imagens, criando áreas que podem ter sido cortadas do quadro.
Novo chipset da Qualcomm promete mais capacidades de fotografia utilizando inteligência artificial.
A ficha técnica do chipset inclui suporte para câmeras de até 200 MP e utiliza IA para determinar o foco automático, exposição e balanço de branco. Ele também traz suporte para gravações de vídeo em até 8K com HDR, além dos formatos Rec. 2020 e coloração de 10-bit.
Também é possível capturar vídeos em 10-bit nos formatos HEIF e HEVC. Outro recurso destacado pela empresa é a capacidade de gravação com o modo Night Vision.
Em conectividade, o chipset é compatível com Wi-Fi 7, Bluetooth 5.4 e 5G (com o modem X75). Já sobre o carregamento, o 8 Gen 3 traz suporte ao Quick Charge 5, que aceita carregadores acima dos 100 watts.
Sobre as memórias, o novo chipset é compatível com os modelos LPDDR5X (até 4800 MHz) e até 24 GB no total. No armazenamento, os fabricantes poderão utilizar memórias UFS 4.0 de maior velocidade.