A Apple Brasil, subsidiária brasileira da empresa de Cupertino, foi condenada a reembolsar um cliente no valor pago por um iPhone 11. O smartphone, que deveria ser resistente à água, respingos e poeira, foi danificado pela chuva.
A decisão foi da 1ª Turma Cível do Tribunal de Justiça do Distrito Federal e dos Territórios (TJDFT). O consumidor havia comprado o celular em setembro de 2020. Ainda durante a garantia, em junho de 2021, o aparelho molhou em uma chuva repentina.
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O usuário deixou o telefone secar, mas, no dia seguinte, viu que a câmera estava turva e o Face ID não funcionava mais. Ao levar à assistência técnica autorizada, descobriu que a garantia não cobria problemas causados pela umidade e precisaria pagar cerca de R$ 3,2 mil pelo conserto.
A Apple diz, em seu site, que o iPhone 11 foi testado em laboratório e recebeu a classificação IP68. Além disso, informa que a resistência diminui com o tempo, e, que a garantia não cobre danos causados por líquidos. Mesmo assim, o desembargador relator Carlos Pires Soares Neto considerou os dados insuficientes.
O iPhone 11 tem classificação IP68, que significa proteção contra poeira e resistência a mergulho de até 3 metros de profundidade.Fonte: GettyImages
Em sua decisão, ele disse que faltou a marca destacar "qualidade e característica da água (como, por exemplo, doce e/ou salgada), profundidade, tempo e condições adversas". As fotos de divulgação também levam o consumidor a acreditar que o iPhone 11 resiste à água em qualquer situação.
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A Apple, por sua vez, se defendeu, alegando mau uso do cliente, mas a decisão unânime manda que a subsidiária pague o valor de compra do iPhone 11. O consumidor também ficará com o celular.
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