A capacidade de tirar fotos da Lua do Galaxy S23 Ultra, contestada por um usuário do Reddit no mês passado, voltou a render dores de cabeça para a Samsung. Mesmo após a empresa desmentir as acusações, uma nova campanha publicitária do celular premium foi sinalizada como falsa no Twitter.
Como relata o 9to5Google nesta segunda-feira (24), usuários da rede social estão aproveitando a função “Notas da comunidade” para alertar sobre uma suposta desinformação. Na peça publicitária, a gigante sul-coreana destaca o poder da câmera de 200 MP e convida os consumidores a compartilhar fotos do céu noturno.
Tecnologia, negócios e comportamento sob um olhar crítico.
Assine já o The BRIEF, a newsletter diária que te deixa por dentro de tudo
Porém, o aviso que aparece abaixo do tweet coloca a fabricante em uma situação embaraçosa. “Os telefones da Samsung ‘falsificam’ digitalmente imagens da Lua para fazê-las parecer mais nítidas”, diz o texto escrito por usuários do microblog, que citam uma reportagem para reforçar o alerta.
When spending ad dollars hurts your brand ?? pic.twitter.com/MCZ8FYpEl9
— David ImeI (@DurvidImel) April 23, 2023
Essa nova função da plataforma, já disponível no Brasil, tem a finalidade de “criar um mundo mais bem informado ao capacitar as pessoas no Twitter a adicionar contexto a tweets potencialmente enganosos”, de acordo com a empresa de Elon Musk. As notas são exibidas publicamente após um número suficiente de colaboradores classificá-las como úteis.
Inteligência artificial
Pouco tempo após ser acusada de falsificar fotos da Lua tiradas com o Galaxy S23 Ultra, a Samsung explicou que os dados capturados pelo sensor são usados em conjunto com mecanismos de inteligência artificial. A tecnologia destaca alguns aspectos da fotografia, como a nitidez, resultando em uma imagem mais “limpa” do satélite natural.
O recurso de zoom espacial já é utilizado pela gigante da tecnologia há alguns anos para aperfeiçoar as fotos de objetos celestes registradas nos celulares da marca. Em relação ao anúncio sinalizado, ele ainda aparece no perfil oficial da companhia, mas o alerta não foi visto no momento em que visualizamos o tweet.
Fontes