Segundo relatório, a lista de materiais (bill of materials/BoM) do iPhone 14 Pro Max está avaliada em US$ 474. O valor é 3,7% superior ao dos componentes do iPhone 13 Pro Max. Os dados publicados pela consultoria Counterpoint consideram versão de 128 GB.
Entre os componentes listados, o processador A16 Bionic corresponde a 20% do valor total dos materiais. Apesar de mais caro que o A15, os componentes de conectividade do iPhone 14 Pro Max são mais baratos, compensando no custo final do projeto.
Tecnologia, negócios e comportamento sob um olhar crítico.
Assine já o The BRIEF, a newsletter diária que te deixa por dentro de tudo
Relatório não considera custo de processos
Para fins de comparação, o iPhone 14 Pro Max é encontrado no mercado estadunidense por US$ 1.099. O preço é o mesmo do praticado no lançamento do modelo anterior.
No entanto, o relatório não considera outros custos de fabricação, como linhas de montagem e testes de qualidade. Sendo assim, praticamente metade do preço final do produto pode corresponder apenas ao valor dos componentes internos.
As peças cujo preço mais subiu são, em sua maioria, de fabricação externa. A tela, com funcionalidade Sempre Ligado (Always-On) é produzida pela Samsung, ao passo que a câmera principal de 48 MP, módulos e conjunto de lentes são fornecidos por Sony, LG e outras empresas.
Conforme estimativa da Counterpoint, apenas 22% do custo de materiais do iPhone 14 Pro Max corresponde a componentes de fabricação interna da Apple, já considerado o valor do processador.
Fontes
Categorias