A Google deu uma nova cutucada na Apple pela sua resistência em não adotar o padrão Rich Communciation Services (RCS) no iPhone, afirmando que a rival está “presa nos anos 1990”. A crítica surgiu em um comunicado divulgado na sexta-feira (2), em comemoração aos 30 anos das mensagens de texto curtas (SMS).
No texto assinado pela gerente de produto do Google Mensagens, Neena Budhiraja, a companhia de Mountain View destaca a importância do SMS e afirma que é hora de mudar para a tecnologia mais moderna. Porém, uma empresa estaria dificultando esse avanço.
Tecnologia, negócios e comportamento sob um olhar crítico.
Assine já o The BRIEF, a newsletter diária que te deixa por dentro de tudo
“E hoje, todas as principais operadoras e fabricantes de celulares adotaram o RCS como padrão, exceto a Apple. A Apple se recusa a adotar o RCS e continua a depender do SMS quando as pessoas com iPhones enviam mensagens para pessoas com telefones Android, o que significa que suas mensagens de texto estão travadas na década de 1990”, disse Budhiraja.
A Google citou empresas que já adotaram o RCS.Fonte: Google/Divulgação
A porta-voz da gigante da buscas citou ainda a campanha #GetTheMessage, lançada pela dona do Android em agosto com o intuito de convencer a concorrente a substituir o SMS pelo RCS no iMessage. Apesar das críticas, por enquanto não há qualquer indício de que a Apple cederá às pressões.
Novidades no RCS
Além de cutucar a dona do iPhone mais uma vez, a Google anunciou duas novidades que chegarão ao RCS em breve. A primeira é a criptografia de ponta a ponta para bate-papos em grupo, que estará disponível nas próximas semanas para os usuários da versão beta do app Mensagens.
Reações com emojis no RCS.Fonte: Google/Divulgação
Posteriormente, o serviço de mensagens da big tech terá reações às mensagens com qualquer emoji. Esta última adição é semelhante ao recurso lançado pelo WhatsApp em julho, trazendo uma nova e mais rápida opção para o usuário mostrar o que sentiu em relação à mensagem recebida.
Fontes