A estreia do iPhone 14 ganhou mais um capítulo polêmico no Brasil. Após a Apple ser multada por vender celulares sem carregador no país às vésperas da apresentação da nova linha, alguns consumidores brasileiros que estão comprando os smartphones nos Estados Unidos estão enfrentando problemas.
Como os novos iPhones tendem a demorar algumas semanas para chegar oficialmente ao Brasil, alguns usuários realizam o processo de importar o aparelho para garantir um preço mais baixo e acesso rápido aos lançamentos. No entanto, parte dos primeiros consumidores a fazerem isso encontraram alguns problemas no processo de ativação do iPhone 14 e do iPhone 14 Pro em território nacional.
De acordo com relatos compartilhados pelo Blog do iPhone, alguns usuários que compraram aparelhos da linha iPhone 14 no exterior, com o intuito de usá-los no Brasil, estão sofrendo com bloqueios das operadoras. Além disso, os aparelhos adquiridos no exterior estavam aparecendo com IMEI irregular no sistema da Agência Nacional de Telecomunicações (Anatel).
O iPhone 14 Pro comprado no exterior aparecia como irregular no sistema da AnatelFonte: Blog do iPhone
Segundo informações obtidas pelo Tecnoblog, o problema envolvendo as operadoras afeta principalmente clientes da Vivo. Em contato com a publicação, a Anatel falou sobre o IMEI bloqueado e disse que a situação trata-se de um erro que já foi corrigido. Apesar das polêmicas envolvendo carregador, o iPhone 14 foi homologado no Brasil.
Apple está investigando
Falando ao jornalista Filipe Espósito, do 9to5Mac, a Apple confirmou que está investigando a situação. No entanto, a companhia não forneceu mais detalhes sobre o assunto até o momento.
Conversei com a Apple e, por enquanto, só dizem que a situação será investigada. Sem mais detalhes.
— Filipe Espósito (@filipeesposito) September 22, 2022
Uma teoria sobre o problema levantada pelo Tecnoblog é que a falha estaria ligada ao EID, um identificador utilizado para ativar o eSIM, a única forma de habilitar um número de telefone no iPhone 14. A Apple abandonou de vez a entrada para chips nos celulares deste ano.
Enquanto a falha não afeta todos os usuários que estão usando um iPhone 14 exportado no Brasil, a dica para quem sofreu com o problema é entrar em contato com a operadora para tentar resolver o problema, ou aguardar uma solução oficial da Apple. O iPhone 14 ainda não está disponível para compra no Brasil, mas já foi listado no site da Apple com seus preços oficiais para o país.