O Android 13 finalmente começou a ser liberado com novidades para diversos smartphones populares. No entanto, nem todos os dispositivos que usam o sistema do Google serão contemplados com a atualização.
Apesar de muitos aparelhos ficarem para trás com o lançamento de novas versões do Android, alguns desenvolvedores conseguem adaptar as novas versões para alguns dispositivos usando ROMs customizadas e não oficiais. No caso do Android 13, algumas dessas atualizações que podem ser feitas "por fora" já estão disponíveis.
Tecnologia, negócios e comportamento sob um olhar crítico.
Assine já o The BRIEF, a newsletter diária que te deixa por dentro de tudo
Android: veja a evolução do sistema até o Android 13
Enquanto as ROMs permitem utilizar recursos do Android 13, o conteúdo não é tão otimizado quando uma atualização oficial. Ou seja, além de o processo de instalação ser indicado apenas para quem já tem experiência, o uso da solução também pode vir acompanhado de bugs.
Celulares com ROMs do Android 13
O site XDA Developers, que conta com uma comunidade de desenvolvedores, compilou alguns modelos de celulares que já possuem ROMs disponíveis do Android 13. Os links para download, bem como instruções de instalação, estão disponíveis nesta página.
- Asus Zenfone Max Pro M1
- Moto G40 Fusion e Moto G60
- Nokia 6.1
- Nokia 6.1 Plus
- Nokia 7 Plus
- Nokia 7.1
- Nokia 8.1
- OnePlus 5 and OnePlus 5T
- Realme C3
- Realme XT
- Samsung Galaxy Note 10, Galaxy Note 10 Plus e Galaxy Note 10 Plus 5G
- Samsung Galaxy S10e, Galaxy S10, Galaxy S10 Plus e Galaxy S10 5G
- Sony Xperia XZ Premium
- Xiaomi Mi 9
- Redmi K20 Pro/Mi 9T Pro
- Redmi Note 7 Pro
- Redmi Note 10 Pro e Redmi Note 10 Pro Max
Como dito anteriormente, o processo de instalação das ROMs exige conhecimento técnico e pode render bugs. Logo, faça o procedimento por sua conta e risco.
Para quem não tem muita experiência com esse tipo de tecnologia, a dica é ficar de olho nas listas de celulares compatíveis com o Android 13. Algumas fabricantes já estão testando a versão beta do sistema em um grupo seleto de celulares, mas já é possível ter uma ideia de quais smartphones vão receber o update final de marcas como Samsung e Xiaomi.
Fontes
Categorias