Já faz alguns anos que ouvimos rumores sobre patentes e smartphones dobráveis da Apple. Porém, nenhum iPhone Flip ou iPhone Fold foi revelado até o momento — e especialistas do setor acreditam que o motivo disso sejam as desvantagens comerciais.
Esses analistas argumentam que os painéis dobráveis são mais caros do que as telas OLED convencionais. Nesse caso, a Apple prefere manter suas margens de lucro atuais do que se arriscar no mercado de dobráveis. As estimativas mostram que, em média, a margem da empresa com os iPhones normalmente se mantém acima dos 50%.
Tecnologia, negócios e comportamento sob um olhar crítico.
Assine já o The BRIEF, a newsletter diária que te deixa por dentro de tudo
iPhone Fold: a Apple lançará um celular dobrável?
Ross Young, cofundador e CEO da Display Supply Chain Consultants, também diz que a decisão da Apple é justificada pela "falta de uma cadeia de suprimentos madura". Como o Sammobile menciona, não existem (ainda) empresas que fabriquem telas dobráveis em uma escala totalmente satisfatória. O Samsung Display é considerado um dos poucos que conseguiria lidar com a demanda hoje, levando em consideração que a gigante sul-coreana domina o atual mercado de celulares dobráveis.
Além disso, a falta de capacidade na cadeia de suprimentos para processamento de UTG (Ultra Thin Glass ou Vidro Ultra-Fino, em tradução livre) deixa a situação ainda mais desfavorável para a Apple.
Amadurecimento do mercado
Crédito de imagem: #iOS Beta News | YouTube via Tom's Guide.Fonte: Tom's Guide
Dentro de todo esse contexto, a "gigante da maçã" deve estar esperando que a dinâmica do mercado mude a seu favor antes de fazer seu movimento final dentro do segmento de smartphones dobráveis. O aumento da concorrência também reduzirá os preços dos painéis eventualmente, dando à empresa mais espaço para reorganizar e manter suas margens de lucro.
O quanto isso vai demorar é a questão que ainda não conseguimos responder. Então, nesse meio tempo, devemos nos contentar com os rumores e patentes que já foram registradas para o futuro.
Enquanto a Apple espera o mercado de dobráveis amadurecer, outras fabricantes já estão investindo pesado no setor. A Samsung lidera globalmente com as linhas Galaxy Z Flip e Fold, enquanto a Motorola atua com os modelos da série Razr.
As companhias chinesas também estão interessadas no segmento de dobráveis. A Xiaomi lançou recentemente o Mix Fold 2, enquanto a Oppo se prepara para trazer dois novos smartphones para o segmento.
Fontes