A parceria entre a Nokia e a Zeiss, iniciada em 2005 e que elevou a qualidade das fotos registradas pelos celulares, não está mais em vigor. O encerramento do acordo foi confirmado pela fabricante de sistemas ópticos e optoeletrônicos nessa segunda-feira (25), após ser questionada pelo site Nokiamob.
De acordo com a empresa sediada na Alemanha, a colaboração com a HMD Global, atual detentora da marca Nokia, foi encerrada no ano passado, quando ela deixou de fornecer lentes para as câmeras dos smartphones. Os motivos que levaram ao fim da parceria não foram revelados.
Tecnologia, negócios e comportamento sob um olhar crítico.
Assine já o The BRIEF, a newsletter diária que te deixa por dentro de tudo
“Após uma longa e bem-sucedida colaboração, em 2021 a Zeiss e a HMD Global concordaram mutuamente em não prolongar sua parceria não exclusiva, que incluiu colaboração para tecnologias de imagem de smartphones da marca Nokia com a Zeiss como parceira de consultoria e desenvolvimento”, declarou. Já a Nokia não se pronunciou.
O Nokia XR20, de 2021, foi o último celular da marca a trazer lentes ZEISS.Fonte: Nokia/Divulgação
Dessa forma, o Nokia XR20 foi o último telefone da marca a contar com lentes Carl Zeiss no conjunto fotográfico, modelo lançado há um ano, trazendo um sensor de 48 MP e outro de 13 MP na traseira. Por sua vez, o Nokia 8.3 5G, de 2020, marcou o fim da linha com a tecnologia PureView, que incluía otimizações para as câmeras.
Sony e Vivo usam lentes Zeiss
Com o fim da parceria entre a Nokia e a Zeiss, a empresa alemã agora tem colaboração com outras duas fabricantes de celulares. Uma delas é a Sony, com a qual já trabalhava desde os anos 1990 em outros produtos e passou a atuar também no desenvolvimento de câmeras de celulares a partir de 2020.
A outra é a fabricante chinesa Vivo, parceria igualmente iniciada há dois anos, com o smartphone Vivo X60 marcando a estreia dos componentes fornecidos pela empresa alemã nos produtos da marca asiática.
Fontes
Categorias