Ao contrário do que tem feito nas versões mais recentes da linha Galaxy S, a Samsung deverá utilizar apenas processadores da Qualcomm no Galaxy S23, que tem lançamento previsto para o próximo ano, deixando os chips Exynos de fora. Quem afirma é o conhecido analista Ming-Chi Kuo.
Em postagens feitas no seu perfil no Twitter, na sexta-feira (8), ele sugere que a provável escolha da gigante sul-coreana tenha relação com o desempenho superior apresentado pelos processadores Snapdragon, “em todos os aspectos”. Dessa forma, os chips fabricados pela Samsung devem perder lugar para os concorrentes.
Nos tweets, Kuo menciona o processador SM8550 como a possível escolha da big tech para o Galaxy S23. O código se refere ao suposto Snapdragon 8 Gen 2, que deve substituir a atual geração de processadores da Qualcomm no final deste ano, trazendo maior velocidade e eficiência energética superior ao Snapdragon 8 Gen 1.
(1/3)
— ??? (Ming-Chi Kuo) (@mingchikuo) July 8, 2022
1. Qualcomm will likely be the sole processor supplier for Samsung Galaxy S23 (vs. 70% shipment proportion for S22) thanks to the next flagship 5G chip SM8550 made by TSMC 4nm.
Mesmo sendo produzido na litografia de 4 nm, processo igualmente utilizado pela TSMC na nova geração dos semicondutores da Qualcomm, e trazendo algumas melhorias, o Exynos 2300 não teria como competir com o rival, segundo o analista. O novo chip da Samsung deve ser lançado em 2023.
Galaxy S5 foi o último a ter exclusividade da Qualcomm
Caso o rumor se confirme, será a primeira vez desde 2014, quando foi lançado o Galaxy S5, que a série Samsung Galaxy S contará com versões alimentadas exclusivamente pelos chips da Qualcomm. Depois disso, a companhia passou a lançar versões com Snapdragon e Exynos.
Geralmente, a escolha depende do mercado em que o telefone é vendido, com as variantes lançadas nos Estados Unidos normalmente contando com processadores Snapdragon, enquanto a Europa e a Ásia recebem os modelos Exynos. Na linha Galaxy S22, os dispositivos equipados com chips da Qualcomm representam 70% das versões comercializadas.
Categorias