Como reconhecer iPhone falso? Confira 7 dicas

4 min de leitura
Imagem de: Como reconhecer iPhone falso? Confira 7 dicas
Imagem: Unsplash
Essa não é uma matéria patrocinada. Contudo, o TecMundo pode receber uma comissão das lojas, caso você faça uma compra.

O segmento de tecnologia sofre com as constantes falsificações de produtos, e com a Apple não é diferente. O iPhone também é alvo de pirataria, o que nem sempre é fácil de identificar. No entanto, existem maneiras de saber se está diante de possíveis imitações.

Algumas saídas são simples e fáceis de serem postas em prática, como apenas adquirir modelos na loja oficial da marca ou em estabelecimentos reconhecidos e de confiança. Porém, e se você comprar um aparelho de segunda mão ou em uma loja menor?

Caso se enquadre em um destes exemplos, veja abaixo formas de descobrir se está diante de um iPhone falso.

1. Verifique número de série e IMEI

A melhor maneira de garantir a autenticidade de um iPhone é verificando o número de série do aparelho e o IMEI (Internacional Mobile Equipment Identity).

Este é um código único composto por 12 caracteres que funciona como se fosse o CPF. Você encontra essas duas informações na caixa que acompanha o celular ou indo até Ajustes > Geral > Sobre.

Checar o número de série e o IMEI são formas de identificar um iPhone original. (Fonte: GettyImages/Reprodução)Checar o número de série e o IMEI são formas de identificar um iPhone original. (Fonte: GettyImages/Reprodução)Fonte:  GettyImages/Reprodução 

Há também um site criado pela Apple para ajudar clientes garantirem que estão em posse de um aparelho original. Basta checar o número de série da caixa com a ferramenta oferecida no site. Se o número for identificado, então está tudo correto.

2. Confira se o sistema iOS está instalado

Aparelhos da companhia não rodam utilizando sistema operacional que não seja o iOS. Com isso em mente, se você estiver diante de um celular com desenho da maçã e ele estiver usando Android, bingo: iPhone falso.

E nem adianta o símbolo dos aplicativos serem iguais. Um iPhone original adquire apps através, apenas, da App Store.

3. Verifique se a Siri funciona

Pode ser que várias marcas possuam assistentes virtuais em seus aparelhos celulares, mas só o iPhone tem a Siri. Introduzida no antigo iPhone 4S, a assistente da Apple é parte integrante dos aparelhos, acionada pelo botão Home.

Siri é uma assistente virtual encontrada apenas nos dispositivos da Apple. (Fonte: GettyImages/Reprodução)Siri é uma assistente virtual encontrada apenas nos dispositivos da Apple. (Fonte: GettyImages/Reprodução)Fonte:  GettyImages/Reprodução 

Se a Siri não responder às tentativas de acioná-las, há grandes chances que você esteja diante de um aparelho falsificado. Com isso em mente, se estiver desconfiado, vale a pena testar a assistente virtual antes da compra.

4. Confira o Touch ID e o Face ID

Tanto o Touch ID como o Face ID se tornaram marcas registradas dos aparelhos da Apple. Muitos dos recursos do celular são ativados através desses dois recursos, especialmente o desbloqueio do aparelho.

A tecnologia Face ID está presente em aparelhos da Apple. (Fonte: GettyImages/Reprodução)A tecnologia Face ID está presente em aparelhos da Apple. (Fonte: GettyImages/Reprodução)Fonte:  GettyImages/Reprodução 

Você consegue verificar a presença dos recursos na parte de Ajustes do celular. No caso de sua ausência, existe grande chance do iPhone ser falso ou muito antigo.

5. Esteja atento à capacidade de memória do iPhone

Todo aparelho da Apple vem com capacidade de memória definida de fábrica e são incapazes de receber extensão. Desde a versão 7, os iPhones possuem pelo menos 32GB de armazenamento. Outras medidas são sempre múltiplos, como 64GB, 128GB, 256GB, 512GB e 1TB.

Desconfie de valores diferentes dos aqui expostos, especialmente se anunciados 8GB ou 16GB. Essas são variações de armazenamento que já não fazem parte das ofertas da empresa do eterno Steve Jobs desde modelos muito antigos.

6. Analise o acabamento e acessórios

A Apple é conhecida pelo design único de seus aparelhos. Caso vá fazer uma aquisição em loja física, esteja atento e desconfie de celulares com partes plásticas, muito pesadas ou problemas de acabamento.

Verifique no site oficial da marca os acessórios que acompanham o modelo que deseja adquirir. Eles também possuem design exclusivo. Recorde-se que após o iPhone 11 a empresa retirou carregadores e fones de ouvido do pacote que acompanha o celular.

7. Conheça os recursos oficiais da Apple

iPhone possui características próprias que fizeram da marca sucesso entre o público. (Fonte: GettyImages/Reprodução)iPhone possui características próprias que fizeram da marca sucesso entre o público. (Fonte: GettyImages/Reprodução)Fonte:  GettyImages/Reprodução 

Caso você se depare com um anúncio que oferte um smartphone da gigante de tecnologia e nele estejam descritos a disponibilidade de recursos como TV, desconfie. Um iPhone original não dá acesso à TV digital, por exemplo.

Outro detalhe importante: certamente o aparelho será falso se disser que vem com jogos embutidos ou é dual-chip. O mesmo vale para a memória interna do celular. Afinal, o iPhone não permite extensão de armazenamento – a não ser no iCloud.

E se eu adquirir um aparelho recondicionado?

Existe a possibilidade de que você acabe adquirindo um aparelho recondicionado, mesmo que isso não seja feito pela própria Apple. Porém, tal medida não faz dele um aparelho falso.

Isso é mais comum em aparelhos vendidos em outros países, mas é fácil reconhecer um iPhone com essa característica. Vá em Ajuste > Geral > Sobre, depois cheque se o número do modelo começa com F. Se isso acontecer, o seu aparelho é recondicionado.

Gostou do conteúdo? Continue de olho aqui no TecMundo e mantenha-se atualizado sobre tecnologia. Aproveite para descubrir a combinação de 4 dígitos no iPhone que pode fazê-lo travar. Até a próxima!

Você sabia que o TecMundo está no Facebook, Instagram, Telegram, TikTok, Twitter e no Whatsapp? Siga-nos por lá.